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TítuloProcessos de colaboração e liderança em comunidades de prática online : o caso da @rcaComum, uma comunidade ibero-americana de profissionais de educação de infância
Outro(s) título(s)Processes of collaboration and leadership in online communities of practice : the case of @rcaComum, an ibero-American community for pre-school education professionals
Procesos de colaboración y liderazgo en comunidades de practica onliine : caso de @rcaComum, una comunidad iberoamericana de profesionales de educación de infancia
Autor(es)Pinto, Maribel dos Santos Miranda
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveTecnologias de informação e Comunicação (TIC)
Comunidades de Prática Online (CoP)
Colaboração
Liderança
Educação de Infância
Information and Communication Technology
Online Communities of Practice
Collaboration
Leadership
Pre-School Education
Tecnologías de Información y Comunicación
Comunidades de Práctica online;
Colaboración
Liderazgo
Educación de Infancia
Data18-Mai-2009
Resumo(s)Face aos desafios que a sociedade actual nos coloca, muito em especial os que são suscitados pela chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento, coloca-se aos educadores a necessidade de uma constante renovação de saberes e de uma sistemática actualização de competências, incluindo a capacidade de mediar a utilização, pelos educandos, dos recursos tecnológicos. Num contexto em que, através de aplicações da Web 2.0, a tecnologia suporta e desenvolve verdadeiras redes distribuídas, com ferramentas que nos permitem ser autores e construtores de diversos cenários sociais e de aprendizagem, coloca-se aos docentes a necessidade de alterar significativamente as suas práticas. Também assim sucede com os profissionais de Educação de Infância, uma vez que o uso das TIC em geral e do acesso a Internet, em particular, se observa em crianças cada vez mais novas, pese embora ainda se verifique uma incipiente integração dessas tecnologias nas estruturas educativas correspondentes. Num tal contexto, o presente trabalho estuda uma comunidade de prática online, como ambiente potencialmente favorável a colaboração entre profissionais de Educação de Infância. Para esse efeito dinamizamos e estudamos o caso da @rcaComum, uma CoP online ibero-americana de profissionais de Educação de Infância, durante os anos lectivos 2006/ 2007 e 2007/2008, em que intervieram participantes dos diversos países ibero-americanos, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal e Venezuela. A investigação consistiu em compreender quais os processos de colaboração e de liderança que emergem da interacção em CoP online, entre este grupo de profissionais de educação. Deste modo, conseguimos também compreender quais os receios e dificuldades dos educadores face as tecnologias e ajudar a procurar novas formas de lidar com estas, nos seus contextos educativos. Os resultados desta investigação revelam dimensões necessárias a implementação e dinamização de uma CoP online as quais, se descuradas, podem influenciar a sua sustentabilidade, bem como o seu ciclo de vida. Deste processo, que se revelou muito complexo, e visível que emergiram efectivos momentos de colaboração e liderança, tendo sido reconhecida, subjacente as praticas da @rcaComum, uma identidade que a diferencia de outras comunidades no ciberespaço.
Considering the challenges presently posed by society, especially the ones launched by Information and Knowledge Society, educators are faced with the need of constant knowledge refreshment, as well as a systematic updating of their competences, including the ability to mediate their learners’ use of technological resources. In an environment where social networks are supported and developed by technology, through Web 2.0 applications, with tools that allow us to be authors and builders of various social and learning scenarios, teachers face the need to make a significant change in their teaching practices. The same applies to pre-school educators that have to deal with ICT use and Internet access by increasingly younger children, even though there is an incipient integration of those technologies in corresponding educative structures. Given this context, the present dissertation studies an online community of practice, as a potentially favourable environment for the collaboration among pre—school education professionals. For that purpose, we animated and studied the case of @rcaComum, an online ibero-american CoP for Pre—School Education professionals, during the academic years of 2006/2007 and 2007/2008, in which intervened participants from several ibero—American countries, including Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Spain, Ecuador, Guatemala, Mexico, Nicaragua, Dominican Republic, Uruguay, Paraguay, Peru, Porto Rico, Portugal and Venezuela. The research aimed to understand which collaboration and leadership processes emerge from the interaction in online CoP in this group of education professionals. As such, we managed to understand educators’ concerns and difficulties in the use of technologies and help to find new ways of dealing with them in their educative environments. This research reveals dimensions that should be materialized in the implementation and animation of an online CoP. If these dimensions were to be neglected, they could influence the CoP's sustainability, as well as its life cycle. From this process, that has appeared to be reasonably complex, it is visible that there have emerged effective moments of collaboration and leadership, and underlying its practices an identity has been found to differentiate this community from other communities in cyberspace.
Ante los desafíos de la sociedad actual, muy en especial los que son suscitados por la reconocida Sociedad de la Información y del Conocimiento, se coloca a los educadores la necesidad de una constante renovación de saberes y una constante actualización de habilidades, que incluye ser capaz de mediar la utilización, por los educandos, de los recursos tecnológicos. En un contexto en que, a través de aplicaciones de la Web 2.0, la tecnología soporta y desarrolla efectivas redes distribuidas, con herramientas que nos permiten ser autores y constructores de diversos escenarios sociales y de aprendizaje, los docentes sienten necesidad de alterar significativamente sus prácticas. También así sucede con los profesionales de Educación de Infancia, una vez que el uso de las TIC en general y del acceso a Internet, en particular, se verifica cada vez más en los niños, si bien aún se note una incipiente integración de esas tecnologías en las estructuras educativas correspondientes. En un tal contexto, este trabajo estudia una comunidad de práctica online, como ambiente potencialmente favorable a la colaboración entre profesionales de educación de infancia. Para ese efecto dinamizamos y estudiamos el caso de la @rcaComum, una CoP online iberoamericana de profesionales de Educación de Infancia, durante los años lectivos 2006/2007 y 2007/2008, en que intervinieron participantes de diversos países iberoamericanos, que incluye Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, España, Ecuador, Guatemala, México, Nicaragua, República Dominicana, Uruguay, Paraguay, Perú, Puerto Rico, Portugal y Venezuela. La investigación consistió en comprender cuales los procesos de colaboración y liderazgo que emergen de la interacción en CoP online, entre este grupo de profesionales de educación. De este modo, conseguimos también entender cuales los recelos y dificultades de los educadores ante las tecnologías y ayudar a buscar nuevas formas de interactuar con estas, en sus contextos educativos. Los resultados de esta investigación revelan dimensiones necesarias a la implementación y dinamización de una CoP online las cuales, si desatendidas, pueden afectar su sustentabilidad, así como su ciclo de vida. De este proceso, que se reveló muy complejo, es visible que emergieron efectivos momentos de colaboración y liderazgo, en que fue reconocida, subyacente a las prácticas de @rcaComum, una identidad que la diferencia de otras comunidades en el ciberespacio.
TipodoctoralThesis
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12571
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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