Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/12543

TitleAs plataformas de aprendizagem nas conferências Challenges
Author(s)Duarte, Joaquim Alberto Marques
Gomes, Maria João
KeywordsChallenges
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Plataforma de aprendizagem
elearning
Web-based learning
Learning management system
Issue date2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Abstract(s)Este texto apresenta os principais resultados decorrentes da análise das actas dos eventos Challenges dos anos de 2003, 2005, 2007 e 2009 no sentido de identificar os trabalhos com foco na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Com esta análise, centrada nas secções (formalmente ou não assim identificadas) de (i) introdução, (ii) metodologias de investigação ou descrição do desenvolvimento do trabalho e (iii) conclusões ou considerações finais, pretendemos identificar alguns aspectos referentes ao uso de plataforma de gestão de aprendizagem Moodle. Com base nos dados recolhidos pudemos verificar que é nas edições dos anos de 2007 e 2009 que se verifica a existência de um número elevado de comunicações com este foco. Constatamos também a existências de experiências de utilização e estudos referentes a todos os níveis de ensino (excepto pré-escolar) - do básico ao superior – e o desenvolvimento de actividades em áreas disciplinares muito diversificadas, com destaque para a matemática, e com foco nas potencialidades de interacção através de fóruns electrónicos.
In this paper we present the information and conclusions obtained from the analysis of the Challenges events for the years 2003, 2005, 2007 and 2009 to identify the work focused on the use of virtual learning environments. With this analysis, focusing on sections (formally or not so identified) (i) introduction, (ii) research methodologies or description of development work and (iii) conclusions and final remarks, we intend to identify some aspects concerning for use of the learning management platform Moodle. Based on data collected we can see in 2007 and 2009 editions there is a large number of communications with this issues. We also note the existence of user experiences and studies related to all levels of education (excluding preschool) - from primary to university levels - and the development of activities in very diverse courses, especially mathematics, focused on the potential interaction through electronic forums.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12543
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Challenges-2001-JD-MJG.pdfPDF com o artigo submetido1,76 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID