Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/12345

TitleValorização de resíduos industriais não perigosos na fileira de produção de materiais cerâmicos
Author(s)Castro, F.
Vilarinho, Cândida
Trigo, Luísa
Silva, Rosa
KeywordsResíduos
Cerâmicos
Inertização
Ambiente
Issue date10-May-2007
PublisherInstituto para la Sostenibilidad de Recursos
CitationCONGRESSO IBÉRICO DE RESIDUOS, 3, Madrid, 2007- “Congresso Ibérico de Resíduos”. Madrid : Instituto para la Sostenibilidad de Recursos, 2007. p.1-7.
Abstract(s)A gestão de resíduos industriais não perigosos ou inertes representa um desafio importante que urge solucionar. Com efeito, tratando-se, muitas das vezes, de recursos materiais ou energéticos, a forma de gestão vulgarmente utilizada em Portugal, que passa maioritariamente pela deposição em aterro controlado, não se afigura como a metodologia mais adequada. De facto, ao desperdiçarem-se materiais e/ou energia, a sociedade está a desaproveitar o valor intrínseco inerente aos resíduos, sem qualquer valorização e sem resolver completamente o problema ambiental associado. Nesta perspectiva, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos e a Universidade do Minho, em colaboração com outras entidades e empresas, têm vindo a estudar a viabilidade de incorporar diversos tipos de resíduos industriais não perigosos na fabricação de materiais cerâmicos (1-7). As fileiras de produção de materiais cerâmicos escolhidas foram a de produção de tijolos em barro vermelho e a de produção de argila expandida. Ambos são produtos com exigências relativamente baixas em termos de qualidade, potenciando, por isso, a incorporação de resíduos. A investigação centrou-se em resíduos do sector da fundição (areias verdes e areias de macho) e em lamas de ETAR contendo metais. Para tal, realizaram-se ensaios em laboratório e experimentação à escala industrial. As experiências laboratoriais consistiram na produção de provetes contendo resíduos, avaliando-se o efeito sobre as propriedades mecânicas e sobre a lixiviabilidade. Os ensaios industriais procuraram avaliar aspectos técnicos associados ao manuseamento e mistura dos resíduos, bem assim como à qualidade dos produtos, lixiviabilidade e características das emissões gasosas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12345
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DEM - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando_Castro.pdf85,23 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID