Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1227

TítuloPolíticas da comunicação : reformas e continuidades
Autor(es)Sousa, Helena
Palavras-chavePolíticas da comunicação
Reformas
Sistema mediático
Cavaco Silva
António Guterres
Data2000
EditoraUniversidade do Minho. Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
CitaçãoPINTO, M. [et al.], coord. - “A comunicação e os media em Portugal : 1995-1999 : cronologia e leituras de tendências”. Braga : Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Ciências da Comunicação, 2000. ISBN 972-98616-0-9. p. 31-51.
Resumo(s)Este capítulo analisa as mais importantes reformas do sistema mediático e comunicacional em Portugal, desde o período revolucionário de 1974-75. Considerando que as mais importes reformas nas comunicações e nos media desde o 25 de Abril foram levadas a cabo durante os governos de Cavaco Silva, este trabalho problematiza os impasses ao tempo de António Guterres. Tendo chegado ao poder após a introdução de reformas entendidas como irreversíveis, o primeiro governo de António Guterres procurou essencialmente acompanhar as medidas desenvolvidas pela União Europeia e melhorar instrumentos legais e entidades reguladoras. Vendo-se obrigado a operar num meio reformado pelos governos anteriores e sem vontade política para inverter tendências, o governo socialista não procurou dilatar o seu espaço de manobra e, apesar da intensa actividade política que tem rodeado esta arena, os problemas criados pela apressada liberalização dos mercados e pelas privatizações ficaram - em alguns casos - por resolver.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1227
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
hsousa_CapCronologias_2000.pdf159,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID