Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/1227

TitlePolíticas da comunicação : reformas e continuidades
Author(s)Sousa, Helena
KeywordsPolíticas da comunicação
Reformas
Sistema mediático
Cavaco Silva
António Guterres
Issue date2000
PublisherUniversidade do Minho. Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
CitationPINTO, M. [et al.], coord. - “A comunicação e os media em Portugal : 1995-1999 : cronologia e leituras de tendências”. Braga : Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Ciências da Comunicação, 2000. ISBN 972-98616-0-9. p. 31-51.
Abstract(s)Este capítulo analisa as mais importantes reformas do sistema mediático e comunicacional em Portugal, desde o período revolucionário de 1974-75. Considerando que as mais importes reformas nas comunicações e nos media desde o 25 de Abril foram levadas a cabo durante os governos de Cavaco Silva, este trabalho problematiza os impasses ao tempo de António Guterres. Tendo chegado ao poder após a introdução de reformas entendidas como irreversíveis, o primeiro governo de António Guterres procurou essencialmente acompanhar as medidas desenvolvidas pela União Europeia e melhorar instrumentos legais e entidades reguladoras. Vendo-se obrigado a operar num meio reformado pelos governos anteriores e sem vontade política para inverter tendências, o governo socialista não procurou dilatar o seu espaço de manobra e, apesar da intensa actividade política que tem rodeado esta arena, os problemas criados pela apressada liberalização dos mercados e pelas privatizações ficaram - em alguns casos - por resolver.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/1227
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsousa_CapCronologias_2000.pdf159,33 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID