Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12257

TítuloOs motores de busca como extensão da memória humana : um estudo de caso com alunos do ensino secundário
Autor(es)Costa, Jorge Manuel Figueiredo
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveInternet
Motores de busca
Extensão da memória
Pesquisa de informação
Construção de conhecimento
Marshall McLuhan
Search engines
Extended memory
Information search,
Knowledge building,
Marshall McLuhan
Data17-Nov-2010
Resumo(s)A evolução da tecnologia associada aos computadores e às telecomunicações, juntamente com a invenção da World Wide Web na viragem dos anos noventa, permitiu o acesso à informação como nunca tinha acontecido até então, com inevitáveis consequências na sociedade a todos os níveis: novas formas de trabalho, de relacionamento, de pensamento e de acção vêm sendo progressivamente, incorporadas pelas pessoas no seu dia-a-dia. Em meados dos anos sessenta, Marshall McLuhan, referiu-se extensivamente à influência dos meios de comunicação na alteração de formas de estar, de pensar e agir do ser humano. Com base nestes pressupostos, decidimos investigar se os actuais alunos do ensino secundário, que viveram esta evolução tecnológica ao longo do seu percurso escolar, incorporaram os hábitos e destrezas que a tecnologia induz, em particular o conhecimento e compreensão do processo de pesquisa e obtenção de informação através dos motores de busca e respectiva gestão. Enquadrado num estudo de caso e tendo como amostra uma turma de alunos do 12º ano de escolaridade, constatamos, através da aplicação de um questionário, que estes sujeitos incorporam a tecnologia na sua vida escolar e social, enquadrando-se no perfil dos nativos digitais definido por Marc Prensky. Seis destes sujeitos efectuaram uma pesquisa on-line, orientada e registada em screencast, que nos permitiu concluir que o processo de pesquisa é superficial e pouco cuidado, não sendo evidente qualquer padrão processual (à excepção da preferência pela wikipédia). Contudo, a motivação/intencionalidade da pesquisa parece conduzir a uma gestão mais eficiente da informação. Este trabalho aponta para a necessidade de uma alfabetização informacional que permita a estes jovens gerir a informação de que dispõem, de modo a transformá-la em conhecimento.
The evolution of technology related to computers and telecommunications, associated with the invention of the World Wide Web at the turning point of the nineties, has enabled the access to information as it has never happened before, with the inevitable consequences on society at all levels: new forms of work, relationship, thought and action are being progressively incorporated by people in their daily lives. In the mid-sixties, Marshall McLuhan referred extensively to the influence of the media in the humans' changing ways of being, thinking and acting. Based on these assumptions, we decided to investigate whether the current secondary school students, who have lived through this technological changes throughout their school careers, have incorporated the habits and skills that technology induces, in particular the knowledge and understanding of the research process and obtaining information through search engines and their management. Framed in a case study, having a group of 12th grade students as a sample for our study and through the application of a questionnaire, we have found out that these students incorporate the technology in their social and school life and they fit in the digital natives' profile set by Marc Prensky. Six of these students carried out an online survey, supervised and reported in a screencast which led us to conclude that the search process is superficial and casual, without showing any procedure pattern (the preference for Wikipedia was an exception). Nevertheless, the research motivation/intent seems to lead to a more efficient information management. This study shows us the need for information literacy which will allow these young people to manage the information at their disposal in such a way that it will be transformed into knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação mestradoCiências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12257
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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