Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/12230

TitleO desenvolvimento das comunidades de aprendizagem online : um estudo de caso na formação de professores no Amazonas
Author(s)Gonçalves, Carolina Brandão
Advisor(s)Dias, Paulo
KeywordsFormação
Comunidades de aprendizagem
Virtual
Professor
Educação online
Training
Learning communities
Teacher
Online education
Issue date14-Dec-2010
Abstract(s)Neste trabalho, apresentamos um estudo em e-learning em que desenvolvemos uma Comunidade de Aprendizagem na Web que reuniu os diferentes formadores de professores do Curso Normal Superior/PROFORMAR, cujo suporte digital utilizado foi a plataforma Moodle. Por ocasião da pesquisa foi possível perceber as perspectivas e os limites da educação a distância no Amazonas. Os pressupostos teóricos que orientaram a realização deste projeto identificamse com os estudos sobre a Formação Continuada de Professores a partir de uma perspectiva crítica e emancipadora, bem como os referenciais teóricos acerca dos processos pedagógicos viabilizados pela implementação das tecnologias de informação e comunicação. A metodologia utilizada para a realização dos estudos se identifica com os paradigmas da pesquisa qualitativa, a partir de uma metodologia que considera a possibilidade de triangulação de dados e a utilização de uma variedade de fontes de informação para a coleta e tratamento de dados, entre estas a entrevista e a pesquisa de campo. Foi constatado, por ocasião da pesquisa, os fatores que podem interferir no desenvolvimento de processos pedagógicos na modalidade a distância no âmbito da região do Estado do Amazonas. Esperava-se que o estudo pudesse contribuir para a realização de iniciativas semelhantes.
This work presents an e-learning study where has been developed a learning community in the Web that reunited the teachers’ trainers of the Curso Normal Superior / PROFORMAR, with the digital support of Moodle. With this research it was possible to understand the limits and perspectives of distance education in the state of Amazonas. The theoretical assumptions that guided this project are identified with the studies on long term teacher training and with a critical and emancipatory perspective, as well with the main theories on pedagogical processes made possible with the implementation of ICT. The methology used for such studies is identified with the paradigms of qualitative research from a methodology that considers the possibility of data triangulation and the use of a variety of sources to collect and process data, among those interviewing and field research. The factors that may interfere with such initiatives were noted during the research.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12230
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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