Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12095

TítuloAcesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: questões de género, origem socio-cultural e percurso académico dos alunos
Outro(s) título(s)Access and success in higher education in Portugal: Issues of gender, sociocultural origin and students' academic path
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Guisande, M. Adelina
Soares, Ana Paula
Saavedra, Luísa
Palavras-chaveAcesso Ensino Superior
Sucesso académico
Academic success
Access to higher education
Gender
Sociocultural origin
Data2006
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaPsicologia: Reflexão e Crítica
CitaçãoALMEIDA, Leandro S.; GUISANDE, M. Adelina; SOARES, Ana Paula and SAAVEDRA, Luísa. Access and success in higher education in Portugal: issues of gender, sociocultural origin and students' academic path. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp.507-514. ISSN 1678-7153. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020.
Resumo(s)Analisa-se o impacto do sexo e da origem sócio-cultural na nota de candidatura e nos cursos escolhidos no Ensino Superior, assim como nas dificuldades antecipadas e no rendimento académico no final do 1º ano de frequência universitária. O estudo tomou 1407 estudantes da Universidade do Minho. Os resultados apontam que o sexo, a par do nível sócio-cultural das famílias, influencia a escolha de cursos (mais estudantes do sexo feminino e das classes mais desfavorecidas frequentam cursos de ciências sociais, ao passo que mais estudantes do sexo masculino e das classes mais favorecidas o fazem em cursos de engenharia). Verifica-se ainda que os estudantes do sexo feminino e mais favorecidos socialmente apresentam notas mais elevadas de candidatura ao Ensino Superior e na média no final do 1º ano. Em relação às dificuldades antecipadas, os estudantes do sexo feminino e dos cursos de ciências sociais e económicas antecipam mais dificuldades interpessoais, enquanto os alunos do sexo masculino e a frequentar cursos de engenharia e de ciências económicas o revelam em relação à aprendizagem e à organização das tarefas diárias. A antecipação de dificuldades de aprendizagem relaciona-se ainda de forma negativa e estatisticamente significativa tanto com a nota de ingresso como com a média no final do 1º ano.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12095
DOI10.1590/S0102-79722006000300020
ISSN0102-7972
e-ISSN1678-7153
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Guisande, Soares & Saavedra, 2006.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID