Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12080

TítuloQuestionário de vivências académicas : construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r)
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Ferreira, Joaquim Armando G.
Soares, Ana Paula
Palavras-chaveQuestionário de vivências Académicas
Transição ensino superior
Data1999
RevistaRevista Portuguesa de Pedagogia
Citação"Revista Portuguesa de Pedagogia". 33:3 (1999) 181-207.
Resumo(s)No presente trabalho, apresenta-se e descreve-se os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997). A redução substancial do número de itens na versão abreviada da escala (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), procurou ultrapassar as dificuldades inerentes à administração da versão integral do questionário (atendendo à sua extensão) e ainda, garantir maior versatilidade à escala tanto ao nível da investigação como da intervenção psicológica. A construção do QVA-r obedeceu à reorganização dos 170 itens e das 17 subescalas da versão original, em cinco grandes áreas da adaptação académica dos estudantes: (i) pessoal; (ii) interpessoal; (iii) carreira; (iv) estudo; e (iv) institucional. As qualidades métricas da versão reduzida revelam-se satisfatórias no que concerne à sua consistência e validade interna, o que corrobora a utilização do QVA-r como um meio mais acessível de diagnóstico das dificuldades de adaptação académica vivenciadas pelos estudantes que frequentam o Ensino Superior em Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12080
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Ferreira & Soares, 1999.pdf7,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID