Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12080
Título: | Questionário de vivências académicas : construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r) |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Ferreira, Joaquim Armando G. Soares, Ana Paula |
Palavras-chave: | Questionário de vivências Académicas Transição ensino superior |
Data: | 1999 |
Revista: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Citação: | "Revista Portuguesa de Pedagogia". 33:3 (1999) 181-207. |
Resumo(s): | No presente trabalho, apresenta-se e descreve-se os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997). A redução substancial do número de itens na versão abreviada da escala (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), procurou ultrapassar as dificuldades inerentes à administração da versão integral do questionário (atendendo à sua extensão) e ainda, garantir maior versatilidade à escala tanto ao nível da investigação como da intervenção psicológica. A construção do QVA-r obedeceu à reorganização dos 170 itens e das 17 subescalas da versão original, em cinco grandes áreas da adaptação académica dos estudantes: (i) pessoal; (ii) interpessoal; (iii) carreira; (iv) estudo; e (iv) institucional. As qualidades métricas da versão reduzida revelam-se satisfatórias no que concerne à sua consistência e validade interna, o que corrobora a utilização do QVA-r como um meio mais acessível de diagnóstico das dificuldades de adaptação académica vivenciadas pelos estudantes que frequentam o Ensino Superior em Portugal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12080 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Ferreira & Soares, 1999.pdf | 7,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |