Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/12078

TitleQuestionário de envolvimento académico (QEA) : novos elementos para a sua validação
Author(s)Soares, Ana Paula
Almeida, Leandro S.
KeywordsQuestionário de envolvimento académico
Expectativas académicas
Comportamentos de envolvimento académico
Adaptação à Universidade
Issue date2005
JournalPsicologia: Teoria, Investigação e Prática
Citation"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976. 10:2 (2005) 139-158.
Abstract(s)O presente trabalho apresenta e discute os resultados de um novo estudo de validação do Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001), que considera as versões A (expectativas) e B (comportamentos) do instrumento tomadas conjunta e separadamente. Com efeito, apesar do QEA ter sido alvo de um estudo prévio que comprovou a sua validade e fidelidade (cf. Soares & Almeida, 2001), a verdade é que esse estudo tomou os dados relativos às versões A e B de uma forma conjunta, deixando em aberto a necessidade de analisar em que medida a estrutura dimensional da escala entretanto definida se mantém estável de um para o outro momento de recolha da medida. O estudo foi conduzido junto de uma amostra de 667 estudantes a frequentar o 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam para a estabilidade da estrutura dimensional da escala (definida por cinco factores e 38 itens), legitimando, assim, a utilização de ambas as versões e a realização de estudos comparativos.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12078
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Soares & Almeida, 2005.pdf6,58 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID