Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/12061

TitleQuestionário de Vivências Académicas (QVAr): novo estudo de validação
Author(s)Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
Salgueira, Ana Paula
Freitas, Ana
Vasconcelos, Rosa
KeywordsAdaptação ensino superior
Vivências académicas
Issue date2004
PublisherPsiquilíbrios Edições
CitationMACHADO, C. [et al.], orgs. - “Avaliação Psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional, 10, Braga, 2004. Braga : Psiquilíbrios Edições. 2004. 972-97388-3-1. p. 449-456.
Abstract(s)O presente trabalho apresenta e discute os resultados relativos a um estudo validação do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVAr; Almeida, Soares & Ferreira, 1999). Trata-se de um instrumento de auto-relato, constituído por 60 itens, que procura avaliar a forma como os estudantes se adaptam às principais exigências pessoais, interpessoais, académicas e institucionais do contexto universitário. A sua ampla utilização na investigação nacional e a necessidade de o testarmos em diferentes momentos com amostras distintas, justifica que procedámos, novamente, ao seu estudo psicométrico de validade e fidelidade. Assim, junto de uma amostra de 766 alunos do 1º ano da Universidade do Minho, avançamos com uma nova análise factorial e de consistência interna dos itens, cujos coeficientes praticamente replicaram os da versão original.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12061
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Livros de atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Almeida, Soares, Salgueira, Freitas, & Vasconcelos, 2004.pdf3,44 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID