Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12028

TítuloA colecção de Saccharomyces cerevisiae para a selecção de novas estirpes de vinificação
Autor(es)Vieira, E.
Neves, J. Drumonde
Gambon, Brigitte
Valero, Eva
Gomes, Ana Catarina
Sousa, Susana
Lima, Maria Teresa
Araújo, Isabel M.
Santos, Manuel A. S.
Dequin, Sylvie
Casal, Margarida
Schuller, Dorit Elisabeth
Palavras-chaveSaccharomyces cerevisiae
Selecção de estirpes enológicas
Colecção de estirpes de leveduras
DataMai-2010
CitaçãoINFO/WINE FORUM, 2, Vila Real, 2010 – “Go Green, Go Tech, Go Market : proceedings of the INFOWINE Forum.” [S.l : s.n., 2010].
Resumo(s)Na indústria vitivinícola, verifica-se actualmente uma procura acrescida de novas estirpes de leveduras, adaptadas a diferentes tipos e estilos de vinhos, no sentido da sua diversificação. Neste sentido, o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho constituiu uma das maiores colecções de estirpes de Saccharomyces cerevisiae, obtidas a partir de ambientes vitivinícolas em Portugal e na França. Durante as vindimas de 2001 a 2009, 604 amostras de uvas foram colhidas em várias Regiões Vitivinícolas de Portugal (Vinho Verde, Dão, Douro, Bairrada, Estremadura, Palmela, Ribatejo, Açores) e França (Languedoc). As uvas pertenciam às castas Alvarinho, Aragonez, Arinto, Avesso, Baga, Bical, Castelão, Carignan, Loureiro, Maria Gomes, Terrantez, Verdelho e Touriga Nacional. A partir dos mostos extraídos que realizaram uma fermentação espontânea, foram isoladas populações de leveduras fermentativas. Das 258 fermentações que chegaram à fase final obtiveram-se 7.740 isolados, pertencentes maioritariamente à espécie S. cerevisiae (5.496 isolados). Para cada isolado foi realizada uma análise genética preliminar, com base nos polimorfismos dos tamanhos dos fragmentos de restrição do DNA mitocondrial (mtDNA RFLP), cariotipagem electroforética ou análise das sequências interdelta. As estirpes com perfis genéticos únicos foram ainda analisadas por um conjunto de 6 ou 11 locis de microssatélites polimórficos. Com base na distribuição alélica, os isolados analisados foram agrupados em 752 estirpes diferentes. A resultante colecção das estirpes autóctones de S. cerevisiae é um recurso valioso para a selecção de estirpes enológicas, preservação da biodiversidade e partilha de dados genéticos. No âmbito de trabalhos em curso são seleccionadas “leveduras à la carte”, com propriedades enológicas diferenciadoras e capazes de potenciar as características aromáticas de vinhos específicos. Informação detalhada acerca de cada estirpe está disponível no site da colecção, http://scwsc.bio.uminho.pt/.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12028
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EVieira InfoWine_P.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID