Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11925

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorCosta, José-
dc.contributor.authorMourão, Rosa-
dc.contributor.authorChaleta, Elisa-
dc.contributor.authorGrácio, Maria Luísa-
dc.contributor.authorNúñez Perez, José Carlos-
dc.contributor.authorGonzález-Pienda, Júlio A.-
dc.date.accessioned2011-03-22T14:36:59Z-
dc.date.available2011-03-22T14:36:59Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citation"Educação : temas e problemas." ISSN 1646-2831. 4 (2007) 281-293.por
dc.identifier.issn1646-2831por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11925-
dc.description.abstractInvestigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.por
dc.description.abstractRecent research gives evidence to the fact that even small children can self-regulate cognitively and affectively their learning process. This study presents a research project about self-regulated learning processes in kindergarten. The self-regulated competence of 19 children of 5 years age has been analyzed during specific tasks planned in a self-regulated learning promotion program. The children were evaluated before, during and after doing the planned activities in the classroom. Data suggest that the children were able to perceive conceptually the self-regulated cycle phases and managed to use them in the activities done in the classroom. This work gives evidence to the tranversality of self-regulated processes and to their urgent and deliberate promotion even at this school level.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Colibripor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuto-regulação da aprendizagempor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectMonitorização da tarefapor
dc.subjectFases do processo de auto-regulação da aprendizagempor
dc.subjectSelf-regulated learningpor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectTask monitoringpor
dc.subjectSelf-regulated learning cycle phasespor
dc.titleDe pequenino é que auto–regula o destinopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage281por
oaire.citationEndPage293por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationTitleEducação. Temas e Problemaspor
sdum.journalEducação. Temas e Problemaspor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2007_de_pequenino_ar_destino.pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID