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TitleDe pequenino é que auto–regula o destino
Author(s)Rosário, Pedro
Costa, José
Mourão, Rosa
Chaleta, Elisa
Grácio, Maria Luísa
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
KeywordsAuto-regulação da aprendizagem
Pré-escolar
Monitorização da tarefa
Fases do processo de auto-regulação da aprendizagem
Self-regulated learning
Kindergarten
Task monitoring
Self-regulated learning cycle phases
Issue date2007
PublisherEdições Colibri
JournalEducação. Temas e Problemas
Citation"Educação : temas e problemas." ISSN 1646-2831. 4 (2007) 281-293.
Abstract(s)Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.
Recent research gives evidence to the fact that even small children can self-regulate cognitively and affectively their learning process. This study presents a research project about self-regulated learning processes in kindergarten. The self-regulated competence of 19 children of 5 years age has been analyzed during specific tasks planned in a self-regulated learning promotion program. The children were evaluated before, during and after doing the planned activities in the classroom. Data suggest that the children were able to perceive conceptually the self-regulated cycle phases and managed to use them in the activities done in the classroom. This work gives evidence to the tranversality of self-regulated processes and to their urgent and deliberate promotion even at this school level.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11925
ISSN1646-2831
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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