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TitleAtitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol
Author(s)González-Pienda, Júlio A.
Núñez Perez, José Carlos
Solano Pizarro, Paula
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Silva, Elza
Valle, Antonio
KeywordsAtitude face à Matemática
Motivação e aprendizagem
Sucesso escolar
Attitudes towards Mathematics
Motivation and learning
School success
Issue dateFeb-2007
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
JournalPsicologia Teoria, Investigação e Prática
Citation"Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:1 (Fev. 2007) 151-160.
Abstract(s)O estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante no desenvolvimento do conhecimento cognitivo e pelo carácter instrumental da maioria das aprendizagens matemáticas na vida adulta. O presente trabalho, parte de uma pesquisa multicultural envolvendo sistemas educativos de três países (Brasil, Espanha e Portugal), aporta evidência sobre as diferenças nas atitudes face à Matemática em função do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Os dados sugerem, tal como é referido na literatura, que à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória a atitude face à Matemática vai sendo mais negativa.
The interest of studying the relation between learning mathematics and students attitudes towards this school subject has been growing along with the increasing failure of students in this school area. Success in Maths is a great challenge to almost every educational systems not only because maths is said to be one of the most important school subjects in the curriculum but also because of the structuring contribution of this subject in the development of cognitive knowledge and the instrumental role of most Maths knowledge in adult life. This study, part of a multicultural research involving the educational systems in three different countries (Brazil, Spain and Portugal), gives evidence to the differences in attitudes towards Maths according to school year in the Spanish educational context. Data, corroborated by literature in the area, suggest that as the students proceed compulsory education their attitude towards Maths becomes more and more negative along the years.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11898
ISSN0873-4976
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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