Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11887

TitleRazões de saúde e política do corpo
Author(s)Cunha, Manuela Ivone P. da
Durand, Jean-Yves
KeywordsCorpo
Poder
Vacinas
Saúde
Anorexia
Adicção
Medicamentos
Sono
Body
Power
Health
Adiction
Medication
Sleep
Issue date2011
PublisherFim de Século
CitationIn CUNHA, Manuela P. da ; DURAND, Jean-Yves Durand, ed. lit. - “Razões de saúde : poder e administração do corpo : vacinas, alimentos, medicamentos.” Lisboa : Fim de Século, 2011. ISBN 978-972-754-282-6. p. 13-26.
Abstract(s)Na vida quotidiana, invocar “razões de saúde” permite justificar um comportamento de ruptura em relação a expectativas sociais ou a determinados compromissos. “Razões” são neste caso causas ou constrangimentos incontroláveis que se opõem à acção consciente e racional de um indivíduo. Esta tensão é constitutiva do eixo principal deste volume. Quer a apropriação leiga do conhecimento pericial, por exemplo da medicina, e o escrutínio da sua adequação à luz da experiência pessoal, quer a diversificação das opções disponíveis alargam as margens de autonomia individual. Mas as novas formas de agir no quotidiano que aqui se evidenciam relevam também de outras recomposições mais amplas na relação com diversas tutelas, com poderes institucionais e com o Estado. A etnografia de práticas terapêuticas e da administração do corpo, desde as opções vacinais à gestão pessoal de medicamentos, drogas e alimentos, passando pela gestão de algo tão elusivo como o sono, põe em evidência tendências que atravessam as sociedades contemporâneas.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11887
ISBN978-972-754-282-6
AccessOpen access
Appears in Collections:CRIA-UMinho - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Razões de Saúde-Intro_Cunha,Durand.pdf92,85 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID