Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11880
Título: | Facilitar a aprendizagem através do ensinar a pensar |
Autor(es): | Rosário, Pedro |
Data: | Dez-1997 |
Revista: | Psicopedagogia, Educação e Cultura |
Citação: | "Psicopedagogia, Educação e Cultura". 1:2 (Dez. 1997) 237-249. |
Resumo(s): | O ensino dos conhecimentos é tradicionalmente axiomático, na medida em que estes são aprendidos como resultado final de investigações, esquecendo os processos que permitem obtê-los. Os marcos teóricos partem hoje já do pressuposto de que para aprender a aprender é necessário aprender a pensar, o que implica uma mudança na concepção do sujeito da educação. A instrução deve preocupar-se em transmitir conhecimentos, mas sobretudo em focalizar a atenção na promoção da autonomia para que o aluno possa aprende-los por si próprio. É sugerido o questionamento intencional na sala de aula como o instrumento mediante o qual se pode imprimir globalmente à instrução a orientação metacognitiva, que defendemos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11880 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1997_facilitar_aprendizagem_atrvs_ensinar_pensar.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |