Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11880

TítuloFacilitar a aprendizagem através do ensinar a pensar
Autor(es)Rosário, Pedro
DataDez-1997
RevistaPsicopedagogia, Educação e Cultura
Citação"Psicopedagogia, Educação e Cultura". 1:2 (Dez. 1997) 237-249.
Resumo(s)O ensino dos conhecimentos é tradicionalmente axiomático, na medida em que estes são aprendidos como resultado final de investigações, esquecendo os processos que permitem obtê-los. Os marcos teóricos partem hoje já do pressuposto de que para aprender a aprender é necessário aprender a pensar, o que implica uma mudança na concepção do sujeito da educação. A instrução deve preocupar-se em transmitir conhecimentos, mas sobretudo em focalizar a atenção na promoção da autonomia para que o aluno possa aprende-los por si próprio. É sugerido o questionamento intencional na sala de aula como o instrumento mediante o qual se pode imprimir globalmente à instrução a orientação metacognitiva, que defendemos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11880
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1997_facilitar_aprendizagem_atrvs_ensinar_pensar.pdf4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID