Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11837

TitleA intervenção das actividades artísticas na melhoria da qualidade de vida de crianças com cancro
Author(s)Rocha, Denise Martins
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsActividades artísticas
Qualidade de vida
Tratamento hospitalar
Issue date2010
PublisherUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
Citation"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 100-101.
Abstract(s)A promoção da qualidade de vida das crianças em tratamento hospitalar é de fundamental importância. Como actividade de apoio pedagógico ou como actividade de ocupação, a prática da actividade plástica em contexto hospitalar pode conduzir a expressão dos seus sentimentos e das suas próprias experiências, abrindo portas a uma possível melhoria na sua qualidade de vida. O presente estudo procurou aceder às actividades artísticas propostas pelo apoio pedagógico e à percepção da sua influência no âmbito da Pediatria do IPO do Porto. A amostra compreendeu três grupos. Grupo-A, com 15 sujeitos de equipa médica e não médica (4 enfermeiros, 3 médicos, 3 professoras, 2 assistentes operacionais, 2 voluntários e 1 educadora); gupo-B, com 11 progenitores (10 mães e 1 pai), e o grupo-C com 6 crianças, com idades entre os 5 e 13 anos, em exercício artístico, incluído nas actividades de apoio pedagógico do hospital ou como actividade de ocupação. Aos três grupos aplicou-se um questionário/entrevista adaptado do “Pediatric Oncology Quality of Life Scale (POQOLS) de 1994”. As actividades ocorrem durante todo o ano lectivo e a equipa pedagógica enfatiza a sua importância como mediador na aprendizagem de outras disciplinas. Em geral, a visão dos sujeitos sobre a prática das actividades artísticas neste âmbito hospitalar foi claramente positiva. As crianças destacaram que sentiam bem-estar durante a realização das actividades e demonstraram uma disposição positiva, no sentido de extroversão e adesão as actividades, valorização pessoal e integração social.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11837
ISSN1645-6084
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:DCILM - Revistas
CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psi&Edu_ActivArtisticas.pdfSumário411,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis