Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11723

TitleAmbientes de aprendizagem Web 2.0 no ensino profissional : um estudo sobre a utilização de uma ferramenta de colaboração online no módulo Estatística
Author(s)Cardoso, Maria de Lurdes
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsEnsino profissional
Google Docs
Trabalho colaborativo
Web 2.0
Collaborative Work
Vocational Education
Issue date2010
PublisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitationCOSTA, Fernando Albuquerque [et al.], orgs. - “ticEDUCA2010 : Actas do 1º Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.” Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. ISBN 978-989-69999-1-5. p. 293-300.
Abstract(s)No sentido de equacionar o potencial da utilização de ferramentas colaborativas online no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em cursos do ensino profissional, foi desenvolvido um projecto que implicou a exploração pedagógica da ferramenta Google Docs, como editor de formulários, editor de texto, editor de folha de cálculo e apresentação electrónica. O estudo envolveu uma turma de alunos de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, equivalente ao 11º ano de escolaridade, que, durante o módulo Estatística exploraram as diferentes funcionalidades da ferramenta. Os objectivos do estudo foram: i) avaliar implicações da estratégia nas dinâmicas de interacção e colaboração dos alunos, ii) verificar se a experiência modificou as percepções dos participantes relativamente à Matemática, à Estatística e ao uso das TIC naquela disciplina. Nesta comunicação vamos descrever a experiência e apresentar alguns dos dados obtidos na sua avaliação
In an attempt to equate the potential of using collaborative online tools in the teaching and learning process in Mathematics’ classes in vocational teaching, a project was developed which implicated the pedagogical exploration of the Google Docs tool and its features as a form, text, spreadsheet and electronic presentation editor. The study involved students from Communication/Marketing, Public Relations and Publicity course, corresponding to the 11th grade that, throughout the Statistics module, exploited the different features of this tool. The aims of the study were: i) to evaluate the strategy implications in the interaction dynamics’ and students’ cooperation, ii) to ascertain if the experience changed the participants’ perceptions concerning Mathematics, Statistic and the use of ICT in this subject.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11723
ISBN978-989-69999-1-5
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LurdesCardoso.pdf205,59 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID