Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11636

TitleA subrepresentatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: factores explicativos e pistas para a intervenção
Other titlesThe underrepresentation of women in typically male areas: explanatory factors and paths for intervention
La escasa representatividad de las mujeres en áreas típicamente masculinas: factores explicativos y pistas para la intervención
Author(s)Saavedra, Luísa
Taveira, Maria do Céu
Silva, Ana Daniela
KeywordsEscolha vocacional
Género
Mercado de trabalho
Mudança social
Career choice
Gender
Labour market
Social change
Elección vocacional
Mercado de trabajo
Cambio social
Issue dateJan-2010
JournalRevista Brasileira de Orientação Profissional
Citation"Revista Brasileira de Orientação Profissional". ISSN 1679-3390. 11:1 (2010) 49-59.
Abstract(s)Apesar de alguns progressos verifi cados em relação à igualdade de participação de mulheres e homens na educação e no trabalho, determinadas áreas de ensino e do mercado de trabalho continuam a ser altamente defi citárias na representação feminina. É o caso das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Esta constatação é de particular importância para a Psicologia Vocacional, pois interfere com o processo de tomada de decisão, planeamento e ajustamento de carreira de mulheres adolescentes e adultas. Este artigo começará por referir dados que exemplifi cam a extensão do problema para, posteriormente, se centrar em algumas das explicações encontradas para este fenómeno. Terminar-se-á com a apresentação de diversas propostas de intervenção, desde o plano micro até ao plano macrossistémico.
Despite some advances regarding equality of participation of sexes in both education and work, certain areas of education and the labour market continue to be highly lacking in female representation. This is the case of Science, Technology, Engineering and Mathematics. This fact is of particular importance to vocational psychology because it interferes with the processes of decision making, career planning and career adjustment of girls and women. This article provides data that caracterize the problem and focuses on some of the explanations found for this phenomenon. Some suggestions are made for actions from both the micro and the macro-systems.
A pesar de algunos progresos verificados con relación a la igualdad de participación de mujeres y hombres en la educación y en el trabajo determinadas áreas de la enseñanza y del mercado de trabajo continúan siendo muy defi citarias en la representación femenina. Es el caso de Ciencias, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas. Esta constatación es de particular importancia para la Psicología Vocacional pues interfi ere en el proceso de toma de decisión, planeamiento y ajuste de carrera de mujeres adolescentes y adultas. Este artículo empezará por referir datos que ejemplifi can la extensión del problema para, posteriormente, centrarse en algunas de las explicaciones encontradas para este fenómeno. Se terminará con la presentación de diversas propuestas de intervención desde el plano micro hasta el plano macrosistémico.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11636
ISSN1679-3390
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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