Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11547

TitleContexto académico no Ensino Superior : construção e validação de uma "Escala de Clima Académico"
Author(s)Almeida, Leandro S.
Lobo, Fátima
Cruz, Judite Zamith
Issue dateSep-2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5058-5068.
Abstract(s)São frequentes os estudos sobre a transição, adaptação e sucesso académico dos estudantes no ensino superior. Por norma, assume-se que essa transição envolve alguns desafios em termos pessoais, académicos e relacionais e, nem sempre, os estudantes apresentam níveis de autonomia ou beneficiam de estratégias de apoio capazes de suportar os desafios e as dificuldades de desenvolvimento. As investigações sobre esta temática têm privilegiado as variáveis pessoais do aluno e, a par com as características de personalidade, os autores valorizam os projectos de carreira, as relações interpessoais e, em particular o background académico e as estratégias de aprendizagem. Trata-se de uma análise reducionista do problema e das suas variáveis explicativas, importando alargar a pesquisa a dimensões mais ecológicas do contexto académico. Nesta fase, descrevemos o trabalho realizado em torno da fundamentação de uma escala para avaliar o clima académico e suas quatro dimensões (o contexto social, a instituição, o curso e o extra-curricular), justificando o atraso ocorrido na planificação havida com os trabalhos de construção e de validação.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11547
ISBN978-972-8746-71-1
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t11c380.pdfDocumento principal301,25 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID