Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11477

TitleComportamento geomecânico de solos estabilizados com cal. Principais contribuições do projecto COGESTAC
Other titlesGeomechanical behaviour of stabilized soils with lime; the main contributions of COGESTAC
Author(s)De Bel, Régis
Verbrugge, Jean-Claude
Correia, A. Gomes
KeywordsEstabilização de solos
Solo cal
Investigação
Estudos micro e macro
Issue dateApr-2010
PublisherEdições Almedina, S.A.
CitationSOCIEDADE PORTUGUESA DE GEOTECNIA – “Geotecnia e desenvolvimento sustentável : 12º Congresso Nacional de Geotecnia”. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2010. ISBN 978-972-40-4214-5. p. 73-74 [Livro], p. 1857-1866 [CD-ROM].
Abstract(s)Os efeitos imediatos do tratamento com cal são bem conhecidos, e largamente aplicados. Porém, os efeitos de longo prazo (estabilização) têm sido menos estudados até agora. O projecto COGESTAC, com duração de 4 anos, abordou a vários níveis o tema da estabilização dos solos com cal, à escala micro e à escala macro. O efeito de agentes exteriores foi também considerado neste estudo. Esta investigação destaca-se pela diversidade e pela campanha ambiciosa de ensaios envolvendo provetes de solo tratado acondicionados durante vários anos. Os resultados apresentados neste artigo representam um interesse directo para o dimensionamento das infra-estruturas rodo-ferroviárias, bem como para uma análise do ciclo de vida deste tipo de estruturas.
The immediate effects of the lime treatment are already well known, and widely used. However, the long-term effects (stabilization) have been less studied up to now. The four years project COGESTAC investigates at several levels the theme of soil stabilization with lime, to the micro and to the macro scales. The effects of exterior agents were also studied. This investigation stands out for the diversity and for the ambitious test programme including treated soil samples cured up to several years before testing. The results presented in this paper represent a straight interest for the design of road and railway infrastructures, as well as for an analysis of the life cycle of these structures.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11477
ISBN978-972-40-4214-5
Peer-Reviewedyes
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais


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