Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11435

TitleO processo ETL em sistemas data warehouse
Author(s)Ferreira, João Tiago Antunes
Miranda, Miguel
Abelha, António
Machado, José Manuel
KeywordsExtract Transform Load (ETL)
Data Warehouse (DW)
Ferramentas ETL
Issue dateJun-2010
CitationBARBOSA, Luís ; CORREIA, Miguel P., eds. – “INForum 2010 : actas do II Simposio de Informatica, Braga, 2010.” [Braga] : Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-989-96863-0-4.
Abstract(s)Extração, Transformação e Carga (Extract Transform Load - ETL) são procedimentos de uma técnica de Data Warehouse (DW), que é responsável pela extracção de dados de várias fontes, a sua limpeza, optimização e inserção desses dados num DW. Este artigo tem como objectivo demonstrar o funcionamento genérico do processo ETL em sistemas DW. O processo ETL é uma das fases mais críticas na construção de um sistema DW, pois é nesta fase que grandes volumes de dados são processados. Será abordado de forma sucinta, o modo como este processamento ocorre, e ainda, as ferramentas de ETL disponíveis no mercado. Por fim, serão abordados quais os critérios a ter em consideração na escolha de uma destas ferramentas.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11435
Peer-Reviewedyes
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:DI/CCTC - Artigos (papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51-INFORUM-Tiago.pdf400,24 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis