Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11415
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Seco, Graça | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Alves, Sandra | - |
dc.contributor.author | Pereira, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Filipe, Luís | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Susana | - |
dc.contributor.author | Martins, Virgínia A. | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-23T15:09:15Z | - |
dc.date.available | 2010-12-23T15:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 - “Contributos da psicologia em contextos educativos : actas”. Braga : Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 447-460. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-87-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11415 | - |
dc.description.abstract | Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação, sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos motivacionais e cognitivos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Escala de Competências de Estudo: resultados de um estudo de validação no Instituto Politécnico de Leiria | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
038.pdf | Documento principal | 213,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |