Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11415

TitleEscala de Competências de Estudo : resultados de um estudo de validação no Instituto Politécnico de Leiria
Author(s)Seco, Graça
Almeida, Leandro S.
Alves, Sandra
Pereira, Patrícia
Filipe, Luís
Fonseca, Susana
Martins, Virgínia A.
Issue date2010
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationSEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 - “Contributos da psicologia em contextos educativos : actas”. Braga : Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 447-460.
Abstract(s)Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação, sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos motivacionais e cognitivos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11415
ISBN978-972-8746-87-2
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
038.pdfDocumento principal213,68 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID