Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11405
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Sílvia | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-23T14:18:44Z | - |
dc.date.available | 2010-12-23T14:18:44Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 - “Contributos da psicologia em contextos educativos : actas”. Braga: Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 302-314. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-87-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11405 | - |
dc.description.abstract | Diversas características pessoais têm sido relacionadas com um desempenho excelente no rendimento dos alunos do ensino superior, nomeadamente no que diz respeito à forma como os alunos se envolvem e procedem nas suas tarefas de estudo. Nesta comunicação, iremos apresentar uma análise das propriedades métricas da Escala de Competências de Estudo (ECE-Sup), aplicada em alunos de engenharia da Universidade do Minho. Nesta versão da escala, a análise factorial sugere a presença de quatro factores, mais concretamente: Motivação para a aprendizagem/Abordagem profunda, Comportamentos de estudo, Planeamento e gestão do tempo e Avaliação. As sub-escalas referentes a estes quatro factores apresentam índices de consistência interna entre .82 e .56, sendo mais elevados os índices de alpha nas subescalas com maior número de itens. Complementarmente, procedeu-se a uma análise de eventuais diferenças nas quatro dimensões tomando um grupo de alunos excelentes e um grupo de alunos não excelentes. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa a favor dos alunos excelentes na sub-escala da Motivação para a aprendizagem (F(1,223)= 11.149; p < 0.005) e a favor dos alunos não excelentes na sub-escala Planeamento e gestão do tempo (F(1,223)= 9.333; p < 0.005). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Adaptação e validação da Escala de Competências de Estudo para alunos de engenharia e tecnologias: uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelente | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
026.pdf | Documento principal | 194,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |