Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11405

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Sílvia-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosa-
dc.date.accessioned2010-12-23T14:18:44Z-
dc.date.available2010-12-23T14:18:44Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 - “Contributos da psicologia em contextos educativos : actas”. Braga: Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 302-314.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-87-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11405-
dc.description.abstractDiversas características pessoais têm sido relacionadas com um desempenho excelente no rendimento dos alunos do ensino superior, nomeadamente no que diz respeito à forma como os alunos se envolvem e procedem nas suas tarefas de estudo. Nesta comunicação, iremos apresentar uma análise das propriedades métricas da Escala de Competências de Estudo (ECE-Sup), aplicada em alunos de engenharia da Universidade do Minho. Nesta versão da escala, a análise factorial sugere a presença de quatro factores, mais concretamente: Motivação para a aprendizagem/Abordagem profunda, Comportamentos de estudo, Planeamento e gestão do tempo e Avaliação. As sub-escalas referentes a estes quatro factores apresentam índices de consistência interna entre .82 e .56, sendo mais elevados os índices de alpha nas subescalas com maior número de itens. Complementarmente, procedeu-se a uma análise de eventuais diferenças nas quatro dimensões tomando um grupo de alunos excelentes e um grupo de alunos não excelentes. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa a favor dos alunos excelentes na sub-escala da Motivação para a aprendizagem (F(1,223)= 11.149; p < 0.005) e a favor dos alunos não excelentes na sub-escala Planeamento e gestão do tempo (F(1,223)= 9.333; p < 0.005).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAdaptação e validação da Escala de Competências de Estudo para alunos de engenharia e tecnologias: uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelentepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
026.pdfDocumento principal194,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID