Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11130

TitleMunicípio de Vale de Cambra : um espaço de educação para os media destinado a crianças em idade pré-escolar
Author(s)Bastos, Helena Márcia Pereira Pinheiro Sousa
Advisor(s)Pereira, Sara
Issue date23-Mar-2007
Abstract(s)Este trabalho, intitulado Município de Vale de Cambra: um Espaço de Educação para os Media, Destinado a Crianças em Idade Pré - Escolar, tem como objectivo principal apresentar uma proposta de um projecto de Educação para os Media, para crianças entre os 3 e os 5 anos, a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, mais especificamente, na Biblioteca Pública, com a colaboração dos seus meios técnicos e humanos. A proposta em questão é fundamentada por um quadro teórico que apresenta e discute as perspectivas mais recentes sobre a relação entre os meios de comunicação e as crianças, a educação para o media e o papel das autarquias locais no desenvolvimento da comunidade. Defende-se que o desenvolvimento de projectos de natureza igual ou semelhante ao que aqui se propõe poderá estar ligado às atribuições educacionais e de formação das autarquias junto das populações, desenvolvendo com estas uma relação de proximidade a vários níveis. Dado que a implementação deste projecto requer o envolvimento de vários actores locais, procurámos auscultar as suas opiniões e conhecer a sua abertura a esta proposta. Para isso, realizámos entrevistas a vários profissionais com diferentes categorias como a Directora da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, a responsável pela Divisão de Educação e Acção Social, o Presidente da Câmara Municipal, as técnicas superiores de animação social e cultural, as Educadoras de Infância que trabalham no Município e uma Jornalista. Estes profissionais têm não só responsabilidades educativas e de gestão no/do município, mas são também, pais e mães de jovens e crianças, algumas delas com a idade a que dirigimos a nossa proposta. A realização deste trabalho permitiu-nos confirmar a relevância da criação de um espaço de Educação para os Media no contexto autárquico, não só pela capacidade de intervenção das câmaras municipais junto da comunidade local, mas também pela actualidade e pertinência do domínio proposto no projecto. Pretendendo-se, a curto prazo, a sua efectiva implementação, avançamos já com algumas estratégias de acção e com propostas de logótipo e de materiais para uma divulgação eficaz junto da população em geral e das crianças em idade pré-escolar em particular.
This work, entitled Municipality of Vale de Cambra: A Space of Education for the Media, directed to Pre-school Children, has as main objective to present a proposal of a project of Education for the Media, for children between three and five years old, to be developed by the Town Hall of Vale de Cambra, more specifically in the Public Library, with the cooperation of its technical and human resources. This proposal is settled by a theoretical support that presents and discusses the most recent perspectives about the relationship between means of communication and children education for the media and the role of local autarchies in the community development. It is defended that the development of equal or similar projects to the one proposed here can be linked to educational and formative attributions of autarchies for the population, developing with them a relationship of proximity at several levels. Since the implement of this project requires the involvement of several local agents, we tried to ask for their opinions and to know their ability to this proposal. According to this, we have made interviews to several professionals of different categories, such like the director of the Municipal Library of Vale de Cambra, the responsible person for the Division of Education and Social Action, the President of the Town Hall, the superior technicians of social and cultural animation, pre-school teachers who work in the municipality and a journalist. These professionals have not only educational and management responsibilities in the municipality but are also parents of youngsters and children, some of them at the age to whom our proposal is directed. This work permitted us to confirm the relevance of the creation of a space of Education for the Media in the autarchic context, not only for the capacity of intervention of the town halls in the local community, but also for the actuality and pertinence of the subject proposed in the project. As we wish, in a short time, its effective implement, we propose some strategies of action and proposals of logo and materials in order to make them known by the population in general and pre-school children in particular.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Comunicação, Cidadania e Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11130
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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