Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/11128

TítuloAvaliação da usabilidade e da acessibilidade do site educativo: RPEDU, matemática para alunos do 3.° ciclo do ensino básico
Autor(es)Pinto, Ricardo Manuel Neves
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data23-Out-2009
Resumo(s)A World Wide Web é um serviço utilizado por milhões de pessoas. A utilização crescente deste serviço acarreta responsabilidades acrescidas para quem desenvolve sites, atendendo tanto a aspectos de usabilidade como a aspectos de acessibilidade. Este trabalho descreve as fases da avaliação de um site educativo, dedicado à matemática. A sua criação teve como objectivo aproveitar o facto de a Web ter um efeito motivacional sobre os alunos, contribuindo para aumentar o envolvimento e a alegria dos alunos em aprender matemática. A avaliação foi realizada em três fases distintas. Numa primeira fase foi realizada a avaliação heurística por especialistas que inspeccionaram 15 heurísticas e 68 sub-heurísticas. Detectaram que 11 (73%) heurísticas e 26 (38%) sub-heurísticas apresentavam problemas e classificaram-nos. Nesta fase foi realizada também a avaliação da acessibilidade através de um validador automático. Na última fase, e depois de o site ter sido reestruturado com base nos problemas detectados pelos especialistas e pelo validador automático, efectuámos testes de usabilidade com os potenciais utilizadores do site, ou seja, alunos do 3.º ciclo do ensino básico que executaram um conjunto de tarefas. O teste com utilizadores permitiu verificar que as alterações efectuadas e induzidas pela avaliação heurística possibilitaram identificar a maior parte dos problemas. Os 5 utilizadores envolvidos integravam 2 alunos que costumam aceder à WWW e a sites educativos com frequência e 3 alunos que utilizam a WWW com pouca frequência. Todos os utilizadores conseguiram executar as tarefas propostas sem grandes dificuldades, no entanto, aqueles que costumam utilizar a WWW com mais frequência mostraram uma maior destreza na sua execução. Demonstraram querer executar as tarefas imediatamente, sem perder muito tempo a ler as instruções ou a consultar a ajuda disponível. De uma forma, geral os alunos envolvidos nos testes deram uma apreciação bastante positiva do site. A avaliação da usabilidade permitiu identificar um conjunto de problemas que poderiam, em última análise, ser motivo de abandono ou desinteresse dos utilizadores pelo site. Assim, foi possível melhorar os aspectos mais negativos que o site apresentava, nomeadamente, na ligação harmoniosa entre os vários elementos das páginas e na consistência e coerência de todos os aspectos aí presentes. A avaliação da acessibilidade permitiu reconhecer que as pessoas com necessidades especiais têm muitas dificuldades em navegar e captar a informação existente nos sites. A inclusão de áudio, a descrição das imagens e das ligações, o controlo do tamanho do texto e a utilização de css permitiram tornar o site mais acessível e ao fazê-lo, melhorámo-lo para todos.
The World Wide Web is a service used by millions of people. The growing use of this service implies bigger responsibilities to website developers, regarding aspects of usability and accessibility (having in mind the special needs of certain people-handicapped, for instance). This work describes the evaluation stages of an educational Maths website. The main purpose of this website was to take advantage of the fact that the Web has a motivational effect/reaction on pupils, increasing their involvement in learning Maths. The evaluation was made in 3 different stages. In a first stage, the heuristic evaluation was performed by specialists who verified 15 heuristics and 68 sub-heuristics. 11 heuristics (73%) and 26 (38%) sub-heuristics presented problems and these were classified on a scale from 0 to 4, being 4 the worst. Throughout this stage the accessibility evaluation was also made using an automatic validation. In the last stage; after the restructuring of the site, second stage; we conducted usability tests with potential users of the website, that is, pupils attending 9th grade who carried out several tasks. The test with users allowed us to verify that the changes performed and inferred by the heuristic evaluation made the identification of most problems possible. Of the 5 users involved, 2 often use the WWW and educational websites and 3 rarely use the Web. All the users managed to do the majority of the tasks with no great difficulty. However, those who usually use the WWW showed greater and better skills while doing the tasks. All of them wanted to do the tasks immediately. They didn’t pay too much attention to the website instructions or even to the available help. In general, the pupils involved gave a very positive opinion about the website. The usability evaluation brought to light a set of problems. It was then possible to improve the most negative aspects of the website, specifically, the consistency of several elements in the web pages. The accessibility evaluation showed that people with special needs will have difficulties surfing the Web and accessing the information in the websites. The inclusion of audio, images and hyperlinks descriptions, text size control and the use of css allowed us to make the site more accessible and consequently improve it on behalf of everyone.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11128
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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