Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11124

TitleA supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
Author(s)Vasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e
Advisor(s)Moreira, Maria Alfredo
Keywordssupervisão (colaborativa)
construção de conhecimento
pedagogia centrada no aluno
desenvolvimento profissional
Inglês no 1.º CEB
(collaborative) supervision
knowledge construction
learner-centred pedagogy
professional development
English in primary school
Issue date4-Dec-2009
Abstract(s)O estudo de caso que aqui se apresenta teve como objectivo investigar o impacto da supervisão colaborativa no desenvolvimento do conhecimento profissional das participantes e de uma pedagogia centrada no aluno no ensino do Inglês, enquanto actividade de enriquecimento curricular, numa Escola Básica do 1º ciclo. O estudo envolveu a investigadora, enquanto coordenadora/ supervisora destas actividades e uma professora de Inglês com experiência num programa formativo e pedagógico com uma turma do 4º ano de escolaridade no ano lectivo de 2008/2009. Pretendeu promover processos de supervisão colaborativa assentes numa abordagem críticoreflexiva do ensino-aprendizagem e identificar potencialidades e constrangimentos deste processo, bem como contribuir para a construção do conhecimento profissional. Através de um processo formativo foi possível enfatizar a colegialidade, o feedback e a supervisão interpares, bem como desenvolver uma relação que criou espaço para a construção do conhecimento no ensino precoce de uma língua estrangeira e para a transformação pessoal e profissional das participantes. As fontes de evidência incluíram um diário colaborativo, observações clínicas, notas de campo, auto-avaliação dos alunos e uma entrevista, sendo que todos os procedimentos de análise foram de cariz qualitativo. Os resultados do estudo permitem concluir que uma abordagem da supervisão promotora de processos colaborativos representa um caminho efectivo na melhoria da qualidade da prática pedagógica e promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
The present case study aimed at investigating the impact of collaborative supervision for the development of the participants’ professional knowledge and learner-centred pedagogy in the teaching of English in the primary school (extra curriculum activity). It involved the researcher as supervisor and an experienced English teacher in a formative and pedagogical experiment with a class of 4th grade students in the school year 2008/2009. It aimed at promoting collaborative supervision within a critical reflective approach to teaching and learning and at identifying potentialities and constraints of this kind of process as well as contributing to the construction of professional knowledge. Through a formative process, collegiality, feedback and coaching were emphasised as well as a relationship which created space for knowledge construction in early foreign language teaching and personal and social transformation. The sources of evidence included a collaborative journal, clinical observations, field notes, students’ self-assessment and an interview. The analysis procedures were qualitative. The study results enable to conclude that a supervisory approach which promotes collaboration represents a way of improving the quality of pedagogical practice and promotes a personal and professional development for the participants.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11124
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open
Anexos-CD-ROM.pdf7,06 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID