Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11062

TitleRedes sociais e currículo: uma reflexão sobre o potencial educativo do orkut
Author(s)Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsRedes sociais
Orkut
Educação
Issue dateNov-2010
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationLEITE, C. [et al.], orgs. – “Debater o currículo e seus campos : políticas, fundamentos e práticas : actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, Porto, Portugal, 2010.” Braga : Cied, 2010. ISBN 978-972-8746-90-2. p. 4505-4517.
Abstract(s)Nesta comunicação vamos equacionar o potencial educativo das redes sociais a partir de uma revisão de literatura que envolveu a análise de estudos em que a rede social Orkut foi integrada com sucesso no elenco currícular do ensino superior e não superior. Começamos por conceptualizar o conceito de rede social virtual, para, na fase seguinte, apresentarmos a rede social Orkut destacando-se os princípios básicos que presidiram à sua criação bem como as funcionalidades técnicas que a individualizam e lhe conferem potencial pata utilização no apoio ao ensino presencial e/ou a distância. Numa segunda fase apresentamos uma resenha de estudos já realizados com a rede social Orkut, no sentido de inventariar eventuais cenários de integração curricular destas novas ferramentas da Web social num processo de ensino e aprendizagem capaz de propiciar uma aprendizagem construtivista, em que o aluno passa a ser agente activo e responsável pela sua própria aprendizagem utilizando para isso um arsenal de ferramentas que contribuem não só para a pesquisa, mas também oferecem condições para que o conhecimento seja construído, partilhado e socializado no mundo global.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11062
ISBN978-972-8746-90-2
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Redes Socias e Currículo - Uma reflexão sobre o potencial educativo do Orkut.pdf315,01 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID