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TitleAprendizagens significativas com software educativo : um estudo com crianças do 2.º ano de escolaridade
Author(s)Ribeiro, Sílvia Maria Borges
Advisor(s)Osório, António José
Issue date17-Jul-2009
Abstract(s)O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos tem permitido às escolas e mais concretamente aos professores a possibilidade de utilização de ferramentas pedagógicas ao seu serviço e ao serviço do ensino, de forma a melhorar a educação e motivar as crianças para as suas próprias aprendizagens. Neste contexto, o presente estudo analisa a relação existente entre o uso de software educativo e a realização de aprendizagens significativas. O estudo integrou 22 alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos pertencentes a uma escola do concelho de Braga. Para este estudo, seguiu‐se a linha de investigação de estudo de caso no qual foi observado o comportamento dos alunos no momento da exploração do software e de como conseguiam transportar as competências que adquiriam para o seu processo de aprendizagem. As observações ocorreram sempre em contexto da sua sala de aula. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria significativa nas aprendizagens realizadas pelos alunos. Os alunos progrediram consideravelmente com o uso do software nas aulas. Na análise realizada foram consideradas três categorias, que se salientaram ao longo de toda a experiência: a motivação, a autonomia e a colaboração. Defende‐se, por isso, uma maior aposta na utilização de software educativo por parte dos professores na preparação e exposição das suas aulas para desenvolvimento de aprendizagens cada vez mais significativas junto dos seus alunos.
The technology development of the last years has enabled schools and more specifically teachers the use of teaching tools for their own good and in benefit of the learning process, improving and motivating the children to their own learning. This way, the current study, analyses the relation between significative learning and the use of educational software. This study integrated 22 students from a second grade class, with ages between 7 and 8 years from a school in the Municipality of Braga, Portugal. For this study, it was followed the case study kind of investigation, in which it was observed the behavior of the students when exploring the software and how they managed to transfer the acquired competences to their learning process. The observations took place in the context of the classroom. The results achieved, had shown a substantial improvement in the students’ learning process. The students had considerably improved with the use of the software in the classroom. In the current analysis it was considered three categories that had shown more evidence along the students’ experience: motivation, autonomy and collaboration Therefore, it is advisable to promote the use of educational software by teachers when preparing and conducting their lessons, in order to develop the significative learning of their students.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11038
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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