Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10974

TitleAprendizagem da Matemática em ambientes online
Author(s)Pereira, Rosa Maria Almeida
Advisor(s)Morais, Carlos Manuel Mesquita
Issue date23-Nov-2009
Abstract(s)No sentido de se apreciarem indicadores das implicações do uso de ambientes online na aprendizagem da Matemática, o estudo desenvolveu-se em torno de três temas fundamentais: a influência dos ambientes online no processo e nos resultados de aprendizagem em Matemática; o nível de satisfação dos alunos quando utilizam um ambiente online no apoio à aprendizagem da Matemática e o tipo de interacção que os alunos desenvolvem quando utilizam os ambientes online na resolução de problemas. O estudo decorreu numa escola do distrito do Porto com alunos do 5.º Ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB), durante o 2.º e 3.º período do ano lectivo 2006/2007. A parte experimental do estudo relativamente à influência dos ambientes online no processo e nos resultados de aprendizagem em Matemática desenvolveu-se no ambiente de sala de aula. Nos procedimentos experimentais participaram 73 alunos do 5.º ano de escolaridade que constituíam 3 turmas completas, em que duas das turmas integraram os grupos experimentais e a outra turma integrou o grupo de controlo. Nas turmas experimentais foram administradas tarefas desenvolvidas na plataforma moodle, em sequências de ensinoaprendizagem, nas quais foram trabalhados os conteúdos Adição, Subtracção, Estatística, Áreas e Multiplicação integrados no programa oficial do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para analisar os resultados do desempenho em Matemática, compararam-se os resultados obtidos nos testes dos grupos experimentais com os do grupo de controlo. De referir que os grupos experimentais obtiveram resultados significativamente superiores. Para apreciar o nível de satisfação dos alunos acerca da utilização dos ambientes online, apenas participaram os alunos das turmas experimentais. Foram colocadas questões na plataforma moodle com as quais se pretendia saber o grau de satisfação dos alunos quando utilizam um ambiente online na aprendizagem da Matemática. Constatou-se que o nível de satisfação dos alunos quando utilizam os ambientes online na aprendizagem da Matemática foi bastante positivo. O tipo de interacção que os alunos desenvolvem, quando utilizam os ambientes online na resolução de problemas, foi apreciado a partir dos registos das intervenções feitas pelos alunos das turmas experimentais envolvidas no estudo, durante a realização das actividades matemáticas na plataforma moodle, sendo as interacções classificadas em participação activa e participação passiva, salientando-se que a participação passiva obteve valores bastante mais altos que a participação activa. Da participação activa resultou a classificação da interacção em interacção convergente, divergente e monólogos. A interacção mais frequente foi sob a forma de monólogo.
In order to appreciate indicators of the implications in using online environments in learning Maths, the study was developed around three essential themes: the influence of online environments in the process and in the results of learning Maths; the level of students satisfaction when they use an online environment in learning Maths and the type of interaction that students develop when they use online environments in problems resolution. The study occurred in a school from the district of Oporto with students from the 5th grade, belonging to the 2nd Cycle of Basic Education, during the 2nd and 3rd period of the 2006/2007 school year. Relatively to the influence in online environments in the process and in the results of learning Maths, were developed in the classroom environment experimental procedures with 73 students from 5th grade that formed 3 complete classes, two of those classes integrated experimental groups and the other class integrated the control group. In experimental classes were administered tasks developed in moodle platform, in teaching-learning sequences where were worked the contents Addiction, Subtraction, Statistic, Areas and Multiplication integrated in the official program of the 2nd Cycle of Basic Education. To analyze the performance results in Maths was compared the results achieved in the evaluation tests of the experimental groups with the ones of the control group. It’s important to mention that the experimental groups achieved higher results. To assess the satisfaction level of students about the use of online environments, only was attended the students of experimental groups. Were asked questions on the moodle platform, which wanted to know the students satisfaction degree when using an online environment in learning Maths. It was found that the satisfaction level among the students when using online environments for learning Maths was very positive. The type of interaction that students have when using the online environments in solving problems was assessed from the intervention records made by the students of experimental classes involved in the study, during the execution of Maths activities in moodle platform, and the interactions were classified as active and passive participation, noting that active participation achieved higher values than passive participation. From active participation resulted the interaction classification that can be an interaction convergent, divergent and monologues. The most frequent interaction was by the form of monologue.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10974
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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