Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10973

TítuloSqueak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade
Autor(es)Silva, Libânia Paulina Peixoto
Orientador(es)Osório, António José
Palhares, Pedro
Data30-Jul-2009
Resumo(s)Este estudo centra-se na exploração do sistema Squeak, tendo em vista a compreensão do seu contributo para o aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade. O estudo consiste num estudo de caso em que uma turma de 22 alunos de 6 anos de idade, de uma escola de Braga, toma contacto com o ambiente Squeak para realizar diversas actividades, com particular relevo para o desenvolvimento de competências numéricas. Os alunos realizaram tarefas em aplicações programadas pela professora e, numa fase posterior, puderam conceber e implementar os seus próprio programas. Como resultado desta intervenção encontra-se evidência de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação. Verifica-se ainda que o Squeak parece intervir no aprofundamento de competências numéricas, incluindo o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas. Este estudo de caso evidencia as potencialidades do Squeak, realçando também a sua utilidade como ferramenta de aprendizagem e trabalho, para alunos e professores. Como tal, o Squeak poderá oferecer um importante contributo para a renovação das práticas pedagógicas.
This study is focused in the exploration of the Squeak system, aiming to an understanding of its contribution for the development of numerical skills of 1st grade students. This research consists of a case study of a class of twenty two 6 years old pupils from a school in Braga, Portugal, which used the Squeak environment to put together various activities, with an emphasis in the development of numerical skills. Pupils performed tasks in applications planned by the teacher and, later, could design and implement their own programs. As a result of this intervention evidence of development of autonomy, motivation and cooperation is found. It appears that Squeak seems to intervene in the deepening of numerical skills, including the development of problem solving skills. This case study shows the potential of Squeak, also highlighting its usefulness as a tool for learning and work, for students and teachers. Therefore, Squeak can provide an important contribution to the renewal of teaching practices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10973
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf6,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID