Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10926

TítuloConceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teórico
Outro(s) título(s)Emerging concepts in the context of the information society : a theoretical contribution
Autor(es)Lisbôa, Eliana Santana
Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveTecnologias
Aprendizagem
Colaboração
Conectividade
Technology
Learning
Collaboration
Creativity
Data2010
EditoraUniversidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância
CitaçãoLISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Conceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teórico. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 2:3 (2010). [Consult. 15 Out. 2010]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.
Resumo(s)Vivemos numa sociedade pós-industrial que traz consigo características próprias como, por exemplo, o atribuir valor acrescido ao trabalho intelectual, à criatividade e à desterritorialização do espaço físico, visto que, com as tecnologias digitais, pode-se realizar uma actividade ao mesmo tempo em vários espaços físicos diferenciados. Para caracterizar a aprendizagem nestes novos contextos e espaços para a construção e partilha do conhecimento em ambientes mediatizados pelas tecnologias, surgiram uma série de novos conceitos, designações e referenciais teóricos que importa definir e sistematizar. Esse será o objectivo do presente texto onde abordaremos, em linhas muito gerais, os conceitos de Aprendizagem Informal, Aprendizagem Colaborativa, Conectividade e Conectivismo e, por fim, o Construtivismo Comunal.
We live in a post-industrial society which brings its own characteristics, for example, give added value to intellectual work, creativity and the dispossession of physical space, since with digital technologies, we can perform an activity while in several different physical spaces. To characterize learning in these new contexts and spaces for building and knowledge sharing environments mediated by technology, there were a number of new concepts, descriptions and theoretical frameworks that define and systematize it. This will be the aim of this text where we discuss, in very broad terms, the concepts of Informal Learning, Collaborative Learning, Connectivity and Connectivism and, finally, the Communal Constructivism.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10926
ISSN1982-6109
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
159-791-1-PB.pdfArtigo pdf316,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID