Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10926

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLisbôa, Eliana Santana-
dc.contributor.authorBottentuit Junior, João Batista-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2010-10-15T14:27:21Z-
dc.date.available2010-10-15T14:27:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Conceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teórico. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 2:3 (2010). [Consult. 15 Out. 2010]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.por
dc.identifier.issn1982-6109-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/10926-
dc.description.abstractVivemos numa sociedade pós-industrial que traz consigo características próprias como, por exemplo, o atribuir valor acrescido ao trabalho intelectual, à criatividade e à desterritorialização do espaço físico, visto que, com as tecnologias digitais, pode-se realizar uma actividade ao mesmo tempo em vários espaços físicos diferenciados. Para caracterizar a aprendizagem nestes novos contextos e espaços para a construção e partilha do conhecimento em ambientes mediatizados pelas tecnologias, surgiram uma série de novos conceitos, designações e referenciais teóricos que importa definir e sistematizar. Esse será o objectivo do presente texto onde abordaremos, em linhas muito gerais, os conceitos de Aprendizagem Informal, Aprendizagem Colaborativa, Conectividade e Conectivismo e, por fim, o Construtivismo Comunal.por
dc.description.abstractWe live in a post-industrial society which brings its own characteristics, for example, give added value to intellectual work, creativity and the dispossession of physical space, since with digital technologies, we can perform an activity while in several different physical spaces. To characterize learning in these new contexts and spaces for building and knowledge sharing environments mediated by technology, there were a number of new concepts, descriptions and theoretical frameworks that define and systematize it. This will be the aim of this text where we discuss, in very broad terms, the concepts of Informal Learning, Collaborative Learning, Connectivity and Connectivism and, finally, the Communal Constructivism.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distânciapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectConectividadepor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectCreativitypor
dc.titleConceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teóricopor
dc.title.alternativeEmerging concepts in the context of the information society : a theoretical contributionpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
159-791-1-PB.pdfArtigo pdf316,79 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID