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TitleEquilíbrio limite (ELU) de maciços terrosos carregados. Modelos numéricos 2D e 3D para obter Fs
Other titlesLimit equilibrium of loaded ground masses. 2D and 3D numerical models to obtain the factor of safety Fs
Author(s)Martins, Júlio Barreiros
Correia, A. Gomes
Miranda, Tiago F. S.
Cunha, J. P.
KeywordsMétodos elasto-plásticos
Métodos rígido-plásticos
Factor de segurança
Elementos finitos
Limite elástico
Issue date2008
PublisherSociedade Portuguesa de Geotecnia
CitationCORREIA, A. Gomes ; LEMOS, Luís Leal, ed. lit. – “A geotecnia portuguesa e os desafios da globalização : actas do Congresso Nacional de Geotecnia, 11, Coimbra, Portugal, 2008”. Coimbra : S.P.G., 2008. ISBN 978-989-95740-2-1. p. 51-58.
Abstract(s)É apresentada uma comparação sobre a aplicação dos métodos elástico-plásticos e dos métodos rígido-plásticos para o cálculo do coeficiente de segurança Fs em relação ao equilíbrio limite (ELU) de massas terrosas com sobrecargas e de massas rochosas com juntas. São apresentados e utilizados programas de carácter geral para o cálculo de Fs por vários métodos das fatias e pelo método dos blocos, com ligação aos métodos de programação linear e não linear. Ilustram-se vários exemplos de aplicação a casos de interesse prático, incluindo um túnel urbano, e feitas comparações com Fs obtido com vários programas de Elementos Finitos (FEM) usando métodos elástico-plásticos e outros de alguns autores internacionais usando métodos de programação linear e não linear.
An comparison on the application of elastic-plastic methods and of rigid-plastic methods to the calculation of the limit equilibrium (ELU) factor of safety (Fs) of loaded soil and jointed rock masses is presented. General computer programs for the calculation of Fs by slices and the method of blocs with connection to non-linear programming methods are presented and used. Comparisons of the Fs obtained both ways, with several programs using elastic-plastic FE methods and with linear and non-linear programming methods used by some international authors are done, for a number of cases with practical interest including a shallow tunnel.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10902
ISBN978-989-95740-2-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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