Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10858
Título: | Poéticas do feminino/feminismo na arte contemporânea: transgressões para o ensino de artes visuais em escolas |
Autor(es): | Coutinho, Andréa Senra |
Orientador(es): | Coquet, Eduarda Loponte, Luciana Gruppelli |
Data: | 6-Jul-2010 |
Resumo(s): | A tese Poéticas do feminino/feminismo na arte contemporânea:
transgressões para o ensino de artes visuais em escolas objetivou investigar a ausência da produção artística de mulheres no ensino de arte em escolas e propor sua inclusão como estratégia de resistência, em um campo comumente marcado por convencionalismos de índole androcêntrica.
A investigação partiu da constatação de uma utilização naturalizada e
recorrente do referencial masculino nas construções discursivas da história da
arte, midiáticas, nos produtos da indústria cultural, logo reincidentes nos
aparatos e segmentos do ensino de arte na educação formal.
Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, ou seja, evidenciar a
invisibilidade feminina como tema/assunto nas aulas e ao mesmo tempo
discutir sua adoção, o referencial teórico apoiou-se principalmente em
dispositivos foucaultianos e pensadoras/es como: Luciana Loponte, Ana Mae
Barbosa, Marián Cao, Guacira Louro, António Nóvoa, Whitney Chadwick e
Patrícia Mayayo. A abordagem utilizada foi um estudo de caso simples em
interface com curso de formação continuada destinado a professoras e
professores de arte na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
O resultado central dessa tese adveio do embate programado e
organizado em campo empírico entre o grupo docente participante e as
manobras artísticas antipatriarcais de Paula Rego, Rosana Paulino e Beth
Moysés. Esse processo permitu constatar as viabilidades e contingências à
inclusão dos temas/assuntos, presentes nas obras dessas artistas,
considerados proibidos, silenciados e transgressores ao ensino de arte
convencional.
Dessa forma, as informações e conhecimentos aqui apresentados
pretendem colaborar com as pesquisas acadêmicas e práticas docentes
interessadas num ensino de arte plural para crianças, na visibilidade de artistas
mulheres e numa educação não-sexista, não-discriminatória, inclusiva. The main goal of the thesis Feminine/ feminism poetic in the contemporary art: wrongdoing to the visual art teaching in schools is to investigate the absence of women artistic production in the art teaching in schools and propose its inclusion as resistance strategy in a field commonly appointed by conventionalism and andocentric insole. The investigation started from the confirmation of the masculine approach used in a naturalized and constant way into the art history discursive constructions, which is constant in cultural industry products, so it is present in the formal education art teaching, as well. In the order to get the proposed objective – which is to evidence the feminine invisibility as a theme in classes and, in the same time, to encourage its adoption – the theoretical reference was based on Foucault and in thinkers as Luciana Loponte, Ana Mae Barbosa, Marián Cao, Guacira Louro, António Nóvoa, Whitney Chadwick and Patrícia Mayayo. The approach was a simple case study throughout continuous formation course to art teachers in a Brazilian city called Juiz de Fora in Minas Gerais. The central result of this thesis came from a programmed and organized encounter on the empiric field between the studied group and the three contemporary artists’ anti-patriarchal artistic maneuvers, who are Paula Rego, Rosana Paulino and Beth Moysés. From this process dawned viabilities and lack of accessibilities about forbidden and silenced subjects present in the works and wrongdoing to conventional art teaching. Then, the information and knowledge presented in this thesis intend to contribute to academic investigation as well as to teaching practice, which are worried about the art significant teaching to children and others, with visibility of women artist and a non-sexist, non-discrimination and includent education. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de conhecimento em Comunicação Visual e Expressão Plástica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10858 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DEAEF - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_andrea2010julho.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |