Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10765

TitleEnsino informal e não formal : livros e filmes de divulgação científica
Author(s)Lopes, Vítor Manuel de Sousa Cruz
Advisor(s)Costa, Manuel F. M.
KeywordsLiteracia científica
Divulgação científica
Livros/filmes
Aprendizagem formal
Aprendizagem não forma e informal
Scientific literacy
Scientific dissemination
Books/movies
Formal education
Non-formal and informal education
Issue date26-Jan-2010
Abstract(s)O presente trabalho teve como objectivo principal demonstrar que os livros e filmes de divulgação científica são instrumentos valiosos no ensino formal, não formal e informal das ciências, neste caso particular da Física. Com este propósito realizaramse várias actividades numa Escola Secundária de Barcelos como o preenchimento de questionários sobre livros e filmes de divulgação científica, por alunos do terceiro ciclo (sétimo ano) e do ensino secundário (décimo ano), apresentação de filmes e de livros de divulgação científica que foram analisados e utilizados nas aulas e fora delas, realização de testes e trabalhos relacionados com o material lido e visionado e aplicação de um questionário final para perceber até que ponto estas actividades contribuíram para motivar para aprendizagem das ciências e aumentar, assim, o nível de literacia científica dos alunos. Além do objectivo acima mencionado pretendeu-se ainda motivar para o estudo da Física e fomentar o gosto pela leitura de livros e visionamento de filmes de divulgação científica tendo em vista uma aprendizagem futura e continuada das ciências após o fim do ensino formal. Através da análise dos inquéritos concluiu-se, que os alunos lêem pouco livros de divulgação científica, mas que este tipo de livros e também os filmes motivam e são instrumentos úteis no ensino e aprendizagem da física promovendo a literacia científica.
The present work has as main objective to demonstrate that books and popular science films are valuable tools in formal, non-formal and informal education of science in this particular case of physics. For this purpose there were several activities in a School of Barcelos as filling out questionnaires about movies of popular science for students of secondary school of two levels with an average age of thirteen and fifteen respectively, presentation of films and books of science which were examined and used in classes and outside them, the realization of tests as well as works related with the reading and envisioned material and implementation of a final questionnaire to see how far these activities have helped to motivate learning of science and thus increase the level scientific literacy. Besides the above mentioned objective is also intended to motivate the study of physics and foster a love of reading books and watching videos of scientific dissemination with a view to further learning and science continued after the abandonment of formal education. Through the analysis of the inquiries one concluded, that the pupils read few books of scientific spreading, that this type of books and also the films motivate and are useful instruments in education and learning of the physics promoting the scientific literacy.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Física (área de especialização em Formação Contínua de Professores)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10765
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf
  Restricted access
1,19 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID