Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10701

TítuloCriatividade face ao sucesso escolar e ao raciocínio : um estudo com alunos de diferentes áreas do Ensino Secundário
Autor(es)Neto, Natércia Maria Ribeiro de Carvalho
Orientador(es)Morais, Maria de Fátima
Data23-Set-2009
Resumo(s)A criatividade é um tema que conta já com alguns séculos de curiosidade tendo, a partir de século XX, despertado também o interesse da Psicologia. Começando por ser considerada inspiração divina ou até forma de loucura, a criatividade continua a suscitar interesse para inúmeras investigações, as quais têm demonstrado o papel fundamental que ocupa, ao ser considerada como uma das mais complexas funções do ser humano. Assim, quando falamos da capacidade de realização criativa, vários são os autores que a referem como algo que se desenvolve na criança e que atravessa várias etapas de desenvolvimento até à idade adulta. Deste modo, enquanto aluno, este deverá ter cada vez mais um papel activo na sua aprendizagem, contexto onde a capacidade de iniciativa e de envolvimento se assume como condição cada vez mais relevante para o seu sucesso escolar, não sendo a criatividade alheia a tal condição. Neste estudo, analisaram-se diferenças de desempenho em realização criativa (verbal e figurativa) de 146 alunos, que frequentam o 11.º ano de escolaridade em três áreas curriculares distintas (Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades). Analisou-se ainda a relação que tal realização criativa estabelece com o raciocínio (verbal e figurativo) e com o sucesso escolar, considerando cada área de estudo e comparando-se, nesta relação, as diferentes áreas. Os instrumentos de avaliação foram o Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT), com actividades verbais e figurativas, e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD), tendo sido considerada uma prova de raciocínio verbal e outra de raciocínio figurativo. O sucesso escolar foi avaliado com base na média das várias disciplinas e na classificação obtida numa disciplina mais específica de cada uma das áreas. A análise dos resultados permitiu verificar a existência de alguma superioridade criativa do domínio verbal, assim como da área de Ciências e Tecnologias. As correlações entre a criatividade e os parâmetros de raciocínio e sucesso escolar mostraram-se estatisticamente fracas ou nulas. No raciocínio, só se verificam correlações significativas com a criatividade a nível verbal, para a amostra global e para as Artes Visuais. No rendimento escolar, apenas se verificam correlações significativas face às Artes Visuais e às Línguas e Humanidades.
Creativity is a subject that has plenty of centuries of research, which by the latest century has also aroused the interest of Psychology. Starting by being considered a divine inspiration or even some kind of madness, creativity continues to raise interest amongst numerous investigations, which have demonstrated its importance as one of the most complex functions of the human being. Many are the authors that relate creative achievement as something that should be developed in children through the various stages of development until adulthood. So, as student, one should have the ability of gradually emphasize an active role in their learning process, where the initiative and involvement skills are assumed as a condition more and more relevant to their success. In this study were analyzed differences of performance face to the achievement of figurative and verbal creativity of 146 students attending the 11th year of schooling in three different areas (Visual Arts, Sciences and Technology, Languages and Humanities). The relationship established between verbal and figurative reasoning, and success in school, was also analyzed, considering each area of study and comparing the results obtained by the subjects in the different areas. The evaluation instruments were Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT), with verbal and figurative activities, and the Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD), having been considered one test of verbal reasoning and other of figurative reasoning. The success in school was evaluated based on the average of the several disciplines and the classification obtained in a discipline more specific of each of the areas. The analysis results showed the existence of some superiority of the verbal domain, as well in Science and Technology areas. The correlation between creativity and the parameters of reasoning and success in school have shown to be statistically weak or null. In reasoning, there are only correlations with creativity at the level of verbal reasoning for the overall sample and for the visual arts. In school success there is only the existence of significant correlations face to the visual Arts and the Humanities and Languages.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10701
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf
Acesso restrito!
560,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID