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https://hdl.handle.net/1822/10696
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Coquet, Eduarda | - |
dc.contributor.author | Carreira, Ana Alexandra Pascoal | - |
dc.date.accessioned | 2010-07-09T10:05:17Z | - |
dc.date.available | 2010-07-09T10:05:17Z | - |
dc.date.issued | 2009-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2009-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10696 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica) | por |
dc.description.abstract | A adolescência é um período cheio de incertezas e múltiplos interesses onde o jovem, é consumidor privilegiado do “mundo das imagens”, de um mundo imenso que nos chega pela Internet ou pela televisão e que normalmente é assimilado com pouco controlo e nenhuma selecção. Neste o período observa-se um acentuado declínio da espontaneidade da arte infantil a par da ausência de uma estrutura aceitável de representação figurativa e realista. Esta é uma característica que se deve às relações que o jovem vem estabelecendo com a sociedade e com a sua crescente consciência autocrítica (Belver e Mendez, 2000). Partindo deste pressuposto desenvolvi um estudo sobre a capacidade de auto-representação do adolescente através do desenho, nesse momento tão frágil e particular do seu crescimento. Todos nós vivemos num mundo cheio de imagens e conceitos preestabelecidos, mas qual a capacidade que o adolescente tem para produzir, partindo da sua sensibilidade, da criatividade, do gosto e da sua capacidade técnica uma imagem de si? Como se desenvolvem e representam as características únicas de cada um, pois cada indivíduo é uma unidade indivisível (Glover, 1988). A importância da educação visual e plástica no ensino obrigatório é também analisada, nomeadamente num momento em que houve a redução da carga horária desta área no 3º ciclo do ensino obrigatório. A investigação incide sobre um inquérito aplicado a alunos do 3º ciclo do ensino básico de uma escola do interior transmontano, a Escola EB 2/3 de Sendim com 86 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Os parâmetros analisados são relativos ao grafismo, à composição, à cor e técnica bem como o confronto entre a auto-representação desenhada e outra auto-representação escrita. Os jovens demonstram grande empenho na sua auto-representação pois é uma forma de comunicarem e dizerem quem são. Os desenhos são composições leves, equilibradas com um grafismo esquemático e com recurso a formas estereotipadas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Desenho | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Auto-representação | por |
dc.title | Imagens de auto-representação de adolescentes | por |
dc.type | masterThesis | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_AnaCarreira.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |