Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10605

TitleAvaliação do Seminário de Gestão Pessoal de Carreira: reacções dos clientes ao processo terapêutico
Author(s)Loureiro, Nazaré
Pinto, Joana Carneiro
Taveira, Maria do Céu
KeywordsAvaliação
Processo terapêutico
Aliança terapêutica
Issue dateOct-2009
PublisherUniversidade do Minho
CitationMOSTRA DE TRABALHOS DE DOUTORAMENTO DA EPSI, 1, Braga, Portugal, 2009 – “Mostra de Trabalhos de Doutoramento da EPSI”. [Braga : Universidade do Minho, 2009].
Abstract(s)As preocupações actuais dos clientes e da sociedade com a qualidade das intervenções têm vindo a acompanhar as dos investigadores ao longo dos anos (e.g., Lalande, Hiebert, Magnusson, Bezanson, & Borgen, 2006; Luzzo, 2000; Whiston & Sexton, 1998). Da investigação relativa à intervenção vocacional realizada até ao momento em Portugal, evidencia-se a necessidade de avaliação centrada no processo de ajuda para melhor se compreender determinados resultados (e.g., Faria, 2008; Königstedt, 2007). O sistema de reacções à consulta psicológica tem sido considerado uma dimensão-chave do processo de interacção entre psicólogo e cliente, e constitui, paralelamente às reacções dos profissionais, um mediador do impacto das intervenções (Spokane, 1991, 2004). Com este estudo pretende-se avaliar a qualidade da relação entre psicólogo e cliente através do sistema de reacções dos clientes de Hill (Client Reactions System, Hill, Spiegel & Tichenor, 1988), junto de um total de 70 clientes da intervenção vocacional (47 mulheres e 23 homens), com idades entre os 19 e os 42 anos (Midade=25,17; DPidade=4,59), a frequentar o Seminário de Gestão Pessoal de Carreira para estudantes de graduação (GPC-A, N=36), e o Seminário de Gestão Pessoal de Carreira para bolseiros de investigação (GPC-B, N=34).A análise de resultados nos dois grupos sugere um aumento das reacções positivas com relevância estatística, e uma diminuição das reacções negativas à relação de ajuda.
TypePoster
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10605
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Trabalhos de Investigação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MNL_JCP_MCT.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID