Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10575

TitleO trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória
Author(s)Carvalho, Bárbara Vilamarim do Alvar
Fernandes, José António
KeywordsConhecimento didáctico
Trabalho colaborativo
Combinatória
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationCARVALHO, Bárbara Vilamarim do Alvar; FERNANDES, José António - O trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória. In FERNANDES, José António; MARTINHO, M. H.; VISEU, F., ed. lit. – “XX SIEM : actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática, 20, Viana do Castelo, Portugal, 2009” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-72-8. p. 166-178.
Abstract(s)Neste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo sobre o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento do conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória. O trabalho colaborativo centrou-se na planificação e reflexão da acção pedagógica de duas professoras e da investigadora, assumindo-se as suas experiências prévias como ponto de partida da sua própria mudança. No estudo adoptou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e recolheram-se dados através de entrevistas, de um questionário ministrado aos alunos, da observação de aulas e das sessões de trabalho realizadas. O trabalho de planificação e reflexão conjunta, bem como a observação de aulas pelas docentes, numa perspectiva colaborativa, constituiu por si só um processo de mudança profissional docente. Além disso, a análise e reflexão realizadas revelaram a valorização pela professora de tarefas exploratórias, das estratégias espontâneas dos alunos e das ideias erradas. A par disto, verificou-se o desenvolvimento de uma consciência crescente de que a mudança de estratégias na prática lectiva é possível a partir do envolvimento e esforço pessoais, sustentada num trabalho realizado em conjunto.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10575
ISBN978-972-8746-72-8
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009a_XX_SIEM[1].pdfO trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora74,03 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID