Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10535

TítuloO impacto económico das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional : o caso do Instituto Politécnico de Bragança
Autor(es)Fernandes, Joana Maria Sampaio Rua
Orientador(es)Oliveira, Pedro
Cunha, Jorge Miguel de Oliveira Sá e
Data23-Mar-2010
Resumo(s)As Instituições de Ensino Superior (IES) são consideradas, de uma forma geral, importantes mecanismos de desenvolvimento regional. No entanto, devido às actuais dificuldades económicas e às reduções orçamentais, é essencial que consigam quantificar o impacto que as suas actividades têm na comunidade envolvente e no respectivo desenvolvimento económico. Além disso, a diminuição da taxa de natalidade verificada nos últimos anos em Portugal e a consequente diminuição de alunos que acedem ao ensino superior acentuam a relevância de determinar qual o impacto das instituições de ensino superior na região onde estão inseridas. Em Portugal existem poucos estudos sobre o impacto económico das IES nas regiões onde estão implantadas. Neste contexto, o caso do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é particularmente interessante dado estar localizado numa região muito isolada do Norte de Portugal. Por isso, o IPB tem, potencialmente, um impacto significativo para o desenvolvimento da região onde está inserido, contribuindo, também, para o acesso ao ensino superior dos estudantes que de outra forma não teriam estudado numa IES longe da sua residência. O objectivo principal deste estudo foi determinar: Quanto é que os concelhos de Bragança e Mirandela beneficiam, economicamente, por acolherem o Instituto Politécnico de Bragança? Para responder a esta questão mostrou-se relevante determinar quais são as actividades e os respectivos fluxos monetários e não monetários que advêm da existência do IPB. Foi, para isso, necessário o desenvolvimento de um modelo económico adequado às regiões em análise. As abordagens seguidas dividiram-se entre a análise pelo lado da procura e a análise pelo lado da oferta. Outras questões secundárias tiveram resposta ao longo do estudo, nomeadamente, qual é o retorno para o Estado, na forma de maior arrecadação de impostos, ao longo da vida activa de cada licenciado pelo seu investimento nas IES públicas, bem como, quanto recebe cada indivíduo como retorno do seu investimento num nível de educação superior. Verificou-se que, na abordagem pelo lado da procura, de acordo com o modelo American Council on Education (Caffrey e Isaacs, 1971), o IPB, no ano de 2007, teve um impacto económico total nos concelhos de Bragança e Mirandela de 54,9 milhões de euros, o que corresponde a 8,7% do PIB desses concelhos. Além disso, com base no impacto no PIB, pode-se afirmar que o IPB foi indutor, ao longo do tempo, de cerca de 2.400 empregos. Por outro lado, de acordo com a estrutura simplificada de avaliação dos impactos proposta neste trabalho, o IPB teve, no ano 2007, um impacto económico total de 52,0 milhões de euros, induziu 3.380 empregos, representando 8,2% do PIB dos concelhos de Bragança e Mirandela. Realça-se que a diferença entre os dois modelos se situa ao nível dos empregos, dado que nos impactos económicos diferem cerca de 5%. Na abordagem pelo lado da oferta, e seguindo o modelo proposto por Bluestone (1993), estimou-se que os graduados de 2007, que permanecerão nos concelhos em estudo, vão contribuir durante 43 anos para os rendimentos do Estado na forma dos seus impostos com 10,4 milhões de euros. Na perspectiva dos estudantes verificou-se que o capital humano criado pelo IPB através dos seus graduados ascendeu a 30,5 milhões de euros. Dado que as remunerações de trabalho (salários) representaram, em 2007, segundo o Relatório Anual do Banco de Portugal de 2007, 50% do PIB nacional, e assumindo que a mesma proporção se verifica ao nível concelhio, pode afirmar-se que, nesta perspectiva do lado da oferta, o PIB gerado pela existência do IPB é de 61 milhões de euros. Este valor corresponde a 9,7% do PIB total dos concelhos de Bragança e Mirandela e a 2,7% do PIB da região Alto Trás-os-Montes. Em conclusão, foi avaliado o impacto do IPB na região segundo vários modelos e foi desenvolvida uma metodologia para a recolha de informação, bem como um modelo adaptado à realidade portuguesa e à informação disponível. Assim, a proposta desenvolvida pode ser replicada noutras instituições e, também, no tempo, contribuindo para a melhor caracterização do impacto das IES nas respectivas regiões.
Higher Education Institutions (HEI) are considered, usually, important mechanisms for regional development. However, due to current economic difficulties and budget cuts t is essential that they can quantify the impact that their activities have in surrounding communities and in regional economic development. Furthermore, the Portuguese decreasing birth rate and, as a consequence, the lower number of students applying for higher education emphasize the need to determine the impact that higher education institution have on the regions were they are located. In Portugal there is limited data about the HEI impact and the Instituto Politécnico de Bragança (IPB) is very significant since it is located in a very deprived region of North of Portugal. As such, the IPB has a potentially significant impact in the region’s development and also granting the access to those students that would otherwise not have studied in a HEI far from their homes. The main purpose of this study was to determine: How much do the municipalities of Bragança and Mirandela benefit, economically, from hosting the Instituto Politécnico de Bragança? To obtain the answer it was necessary to determine which activities and related monetary and non monetary flows arise from the existence of the IPB. To do so, an economic model adjusted to the region under analysis was developed. The approaches followed were based on the demand-side and supply-side. Other secondary question were answered during the study, namely, how much does the Government receives, as taxes paid by the graduates during their lifetime for its initial investment, and also, how much each graduate will benefit as a return of their investment in a higher education degree. On the demand-side, according to the American Council on Education model (Caffrey & Isaacs, 1971), the IPB, on the fiscal year 2007, had an impact on the municipalities of Bragança and Mirandela reaching 54.9 million euros and generated almost 2,400 jobs. This was a contribution to the municipalities GDP of 8.7% and corresponded to 7.5% of the active population. According to the simplified structured developed, in the same fiscal year, the IPB had an economic impact of 52.0 million euros and generated 3,380 jobs. This represented a contribution to the municipalities GDP of 8.2% and represented 10.6% of their active population. It must be enhanced that the main difference on both models refers to the number of jobs generated, since the economic impact had a slight variation of 5%. On the supply-side, following the Bluestone’s model (1993), the graduates from 2007 that will remain in the municipalities under analysis, Bragança and Mirandela, will pay in the form of taxes during their 43 years of working life over 10 million euros to the Government. The graduates of the IPB will obtain 30.5 million euros in human capital. According to the Portuguese Central Bank, that states that 50% of the national GDP is based on the salaries and compensations and assuming that the same proportion is true for the municipalities, the GDP generated by the existence of the IPB reaches 61 million euros. This amount represents 9.7% of Bragança and Mirandela’s GDP and 2.7 of Alto Trás-os-Montes’ GDP. In conclusion, the impact of IPB on the region was studied using several models and the methodology to gather the necessary data as well as a model adjusted to the Portuguese reality and available data were developed. Therefore, the developed model can be applied in other institutions and in other periods of time, allowing a more precise description of the HEI’s impact on the corresponding regions.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas (ramo de conhecimento em Engenharia Económica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10535
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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