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https://hdl.handle.net/1822/10521
Título: | A habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais: as mudanças à luz da nova legislação e do processo de Bolonha |
Autor(es): | Freitas, Mónica Cristina Ferreira de |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Formação de professores NEE Processo de Bolonha Legislação Teachers’ training Bologna Process Legislation |
Data: | 7-Jul-2009 |
Resumo(s): | O direito à diferença e à igualdade de oportunidades educativas tem vindo a ser proclamado desde 1986 na legislação portuguesa. A procura de um sistema educacional que
promova programas adequados às características e necessidades de todos os alunos, de
forma evitar a exclusão e a segregação, sobretudo dos alunos com necessidades educativas
especiais (NEE), está cada vez mais presente numa sociedade que defende a implementação
de uma Escola Inclusiva (UNESCO, 1994). Porém, a inclusão pressupõe mais do que a
substituição de uma escola tradicional por uma inclusiva; implica alterações profundas e
significativas a nível de valores e de práticas. Estudos revelam que o sucesso da inclusão
depende em grande parte do desempenho do professor da turma; demonstram a necessidade
de desenvolver programas de formação que possibilitem aos futuros profissionais a
aquisição de competências que lhes permitam responder eficazmente às necessidades
educativas e desenvolver atitudes positivas face à inclusão (Correia & Martins, 2000;
UNESCO, 1994 citado por Sanches, 1995).
No momento em que se atribui ao professor da turma o papel de coordenador de todo
o processo educativo do aluno com NEE (Decreto-Lei nº 3/ 2008) à luz do Processo de
Bolonha e do Decreto – Lei nº 43/2007, este estudo teve como objectivo descrever e
perceber se o novo curso de Educação Básica apresenta ou não aos futuros profissionais os
conteúdos necessários para o desenvolvimento de um trabalho adequado com alunos com
NEE e até que ponto a nova legislação os considera. Assim, influenciada pelo paradigma
naturalista, desenvolvi um estudo que procurou avaliar o tipo de formação que o novo curso
proporcionará aos futuros professores, tendo como base os planos de estudo das 28
instituições de Ensino Superior que formam professores no nosso país e as realidades
percepcionadas pelos quatro profissionais que participaram na estruturação deste novo
curso.
Os dados obtidos foram recolhidos através da análise de documentos e
posteriormente cruzados com a informação recolhida através de entrevistas parcialmente
estruturadas, de resposta aberta. Foram analisados e apresentados de uma forma descritiva,
inferencial e correlacional. Com estes conclui-se que apesar dos participantes considerarem
importante incluir a área de NEE nos cursos de formação, há uma descontinuidade teórica e
legislativa que se traduz na diminuição significativa da percentagem de inclusão desta
unidade, quando comparada com o curso anterior, deixando em aberto a possibilidade dos
futuros profissionais poderem vir a não frequentar nenhuma unidade curricular neste
âmbito. The right to difference and equality of educational opportunity has been designated since 1986 in the Portuguese legislation. The demand for a system that promotes educational programs appropriated to the characteristics and needs of all students in order to avoid exclusion and segregation, particularly of pupils with special educational needs (SEN), is increasingly present in a society that supports the implementation of an Inclusive School (UNESCO, 1994). However, inclusion requires more than the replacement of a traditional school for an inclusive one and involves significant changes at the level of values and practices. Studies show that the success of inclusion depends largely on the performance of the class’s main teacher. They demonstrate the need to develop training programs that enable future professionals to acquire skills that allow them to respond effectively to the educational needs and to develop positive attitudes towards inclusion (Correia & Martins, 2000; UNESCO, 1994 cited by Sanches, 1995). At the time that is given to the class’s main teacher the role of coordinator of the whole educational process of students with SEN (Decree-Law No. 3 / 2008), in which teacher training courses are being reformulated in order to ensure a better qualification for these professionals, according to the Bologna Process, this study was to describe and understand if the new course of Basic Education shows or not to the future professionals the contents required for the development of an appropriate work with students with SEN and to what extent the new legislation considers them. Thus, influenced by the naturalistic paradigm, I developed a study that sought to assess the type of training that the new course will provide future teachers, based on the study plans of the 28 of teacher training institutions of our country and the realities perceived by four professionals who participated in structuring this new course. Data were collected through analysis of documents and then cross-checked with information collected through partially structured interviews, in response open. They were analyzed and presented in a descriptive, correlational and inferential way. With these considerations we conclude that although the participants consider important to include the area of SEN in training courses, there is a theoretical and legislative discontinuity which results in significant decrease in the percentage of inclusion of this unit, when compared with the previous course, leaving in open the possibility of future professionals being able not to attend any curriculum unit in this area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Tese de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10521 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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