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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Margarida-
dc.date.accessioned2010-03-08T15:15:01Z-
dc.date.available2010-03-08T15:15:01Z-
dc.date.issued2002-09-
dc.identifier.citationVIANA, Fernanda Leopoldina ; TEIXEIRA, Maria Margarida – “Aprender a ler : da aprendizagem informal à aprendizagem formal”. Porto : Edições ASA, 2002. ISBN 972-41-3079-7.por
dc.identifier.isbn972-41-3079-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10477-
dc.description.abstractDo prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-Simpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Asapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectMétodos de leiturapor
dc.titleAprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formalpor
dc.typebookpor
dc.commentsSinopse da obra: CASA DA LEITURA "Da autoria de duas investigadoras desde sempre ligadas à problemática do ensino da leitura, esta obra tem o mérito de ter sido escrita a pensar nos professores que têm por missão ensinar a ler. Constitui também um contributo de relevo no sentido de devolver a estes profissionais uma síntese de olhares sobre os processos de aprendizagem e de ensino da leitura. Começando por uma análise das definições do acto de ler, o primeiro capítulo aborda ainda os modelos de leitura e as operações mentais e disposições afectivas presentes no acto de ler. Como o próprio título deixa antever, é constante a dialéctica que se tenta estabelecer entre o que a criança já sabe antes de aprender a ler e o modo como esta aprendizagem ocorre. O segundo capítulo é dedicado aos “caminhos naturais” que conduzem à leitura e à escrita, analisando-se um conjunto de indicadores de uma progressiva apropriação da língua escrita por parte das crianças. No terceiro capítulo, e num notável esforço de síntese, as autoras passam em revista as principais componentes da competência leitora. Concebido para ajudar os professores a desenvolver um conhecimento teórico actualizado sobre o acto de ler, a obra ficaria incompleta sem uma análise sobre o modo como os diferentes métodos utilizados no ensino da leitura promovem e/ou exigem as competências identificadas no capítulo anterior, e apresentadas no quarto capítulo. Destacamos a análise efectuada às propostas pedagógicas do poeta e pedagogo João de Deus, cujo método é alvo de uma interessantíssima análise à luz do que a investigação recente na área da leitura tem produzido."por
Aparece nas coleções:DCEC - Livros e Capítulos de Livros

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