Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10457

TítuloEnsaios de avaliação da durabilidade das construções em terra
Autor(es)Pacheco-Torgal, F.
Jalali, Said
Palavras-chaveConstrução em terra
Ensaios
Durabilidade
DataFev-2010
CitaçãoSEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE CONSTRUÇÃO E ARQUITECTURA COM TERRA (SIACOT), 9, Coimbra, Portugal, 2010 – “Seminário Ibero-Americano de Construção e Arquitectura com Terra”. [S.l. : s.n., 2010].
Resumo(s)As preocupações ambientais com que se confronta a sociedade actual fazem com que seja urgente repensar as actuais tecnologias construtivas tornando imperativas novas e mais sustentáveis formas de habitar. Neste contexto a construção em terra, reassume um papel que já antes teve e que infelizmente perdeu por força das inovações tecnológicas mas fundamentalmente pelo facto deste tipo de construção estar associado a populações com baixos níveis de rendimentos. Aquilo que se conhece em termos da durabilidade das construções em terra, resulta da constatação de que algumas construções em terra conseguiram perdurar durante dezenas e até centenas de anos, também do comportamento daquelas construções em ensaios de envelhecimento acelerado e mais recentemente da monitorização de troços experimentais de alvenarias de terra construídas para o efeito há algumas dezenas de anos atrás. A avaliação da durabilidade das construções em terra, pode ser efectuada de forma indirecta através da análise da resistência à compressão ou da sua permeabilidade, também com ensaios de desgaste ou de impacto mecânico ou mesmo de queda de água gota a gota. Um outro conjunto ensaios que permitem uma simulação da erosão em modo acelerado, respeitam à utilização de jactos de água. Ao longo dos últimos 50 anos diversos investigadores desenvolveram e utilizaram diversas variantes de ensaio de caracterização da durabilidade da construção em terra, os quais são objecto de apresentação no presente artigo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10457
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
T3-Torgal, Jalali_final.pdfDocumento principal174,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID