Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10423

TítuloWebQuest e pedagogia para a autonomia: que relação?
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Salé, Daniela
Palavras-chaveWebQuest
Pedagogia para a autonomia
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.” Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 6012-6020.
Resumo(s)A WebQuest assenta numa metodologia que atribui ao aluno um papel activo no processo de ensinoaprendizagem. Argumentamos que a concretização deste papel é passível de estar orientada segundo os princípios de uma pedagogia para a autonomia em contexto escolar. A concepção de autonomia do aluno perfilhada é a seguinte: “competência para se desenvolver como participante autodeterminado, socialmente responsável e criticamente consciente em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e transformação social”. Considera-se, ainda, que as potencialidades educativas proporcionadas pela WebQuest devem resultar de abordagens explícitas que permitam ao aluno a tomada de consciência das transformações nele ocorridas e/ou a definição das acções educativas a empreender para que elas se operem. Assim, as aprendizagens desejadas não podem ficar dependentes de abordagens implícitas. A assunção dos princípios educacionais enunciados conduziu à estruturação de uma grelha de análise de WebQuest’s. É enfatizado o papel do aluno na regulação da sua própria aprendizagem, através da participação na planificação e monitorização/avaliação da aprendizagem.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10423
ISBN978-972-8746-71-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JoseLuisCoelhoSilva_WebqQuest_e_Autonomia.pdf336,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID