Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10423

TitleWebQuest e pedagogia para a autonomia : que relação?
Author(s)Silva, José Luís
Salé, Daniela
KeywordsWebQuest
Pedagogia para a autonomia
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.” Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 6012-6020.
Abstract(s)A WebQuest assenta numa metodologia que atribui ao aluno um papel activo no processo de ensinoaprendizagem. Argumentamos que a concretização deste papel é passível de estar orientada segundo os princípios de uma pedagogia para a autonomia em contexto escolar. A concepção de autonomia do aluno perfilhada é a seguinte: “competência para se desenvolver como participante autodeterminado, socialmente responsável e criticamente consciente em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e transformação social”. Considera-se, ainda, que as potencialidades educativas proporcionadas pela WebQuest devem resultar de abordagens explícitas que permitam ao aluno a tomada de consciência das transformações nele ocorridas e/ou a definição das acções educativas a empreender para que elas se operem. Assim, as aprendizagens desejadas não podem ficar dependentes de abordagens implícitas. A assunção dos princípios educacionais enunciados conduziu à estruturação de uma grelha de análise de WebQuest’s. É enfatizado o papel do aluno na regulação da sua própria aprendizagem, através da participação na planificação e monitorização/avaliação da aprendizagem.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10423
ISBN978-972-8746-71-1
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseLuisCoelhoSilva_WebqQuest_e_Autonomia.pdf336,17 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID