Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10420

TitleEstratégias usadas por alunos do Ensino Básico em tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume
Author(s)Martins, Isabel Afonso
Fernandes, José António
KeywordsConceitos de perímetro, área, volume e suas relações
Estratégias de resolução
Alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade
Issue date2008
CitationELEMENTARY MATHEMATICS EDUCATION MEETING (EME 08), 3, Braga, Portugal, 2008 – “Elementary Mathematics Education Meeting”. [S.l. : s.n., 2008]. p. 303-312.
Abstract(s)O presente estudo teve como principal propósito, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo os conceitos geométricos de perímetro, área e volume e suas relações. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6º e outra do 9º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Verificou-se que os alunos do 6º ano e do 9º ano recorreram quase sempre ao uso de regras intuitivas, que conduziram, maioritariamente, a respostas correctas nas relações entre perímetros e a respostas incorrectas nas relações entre áreas, entre volumes, entre perímetro e área e entre área e volume. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças importantes no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10420
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Páginas de SOFIA[3).pdfEstratégias usadas...1,07 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID