Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10411

TitleA mediação em contexto pedagógico : contributos de uma leitura psicanalítica em educação
Other titlesLa médiation dans le contexte pédagogique : contribution d’une lecture psychanalytique de l’education
Author(s)Seabra, Filipa
Pacheco, José Augusto
KeywordsPsicanálise
Mediação
Emacipação
Psychanalyse
Médiation
Émancipation
Issue date2008
PublisherAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
CitationCOLÓQUIO AFIRSE/AIPELF, 16, Lisboa, Portugal, 2008 - “Tutoria e mediação em educação : novos desafios à investigação educacional : actas”. [Lisboa : AFIRSE, 2008].
Abstract(s)Vive-se nas escolas dos ensinos Básico e Secundário, tal como no Ensino Superior, um momento de «engenharia social», ou seja, nas ideias de William Pinar (2007), a ênfase em modelos económicos e em resultados esperados, não em função dos alunos, mas de acordo com a economia baseada no conhecimento. Este, aliás, é um dos conceitos-chave da União Europeia e das suas orientações educacionais.Perante tais cenários, os apelo - realizados por Dewey, no início do século XX, através de um projecto progressista da educação, e por Freire, na década de 1970, com a proposta de uma pedagogia emancipatória - a uma educação humanista necessitam de ser revisitados. É o que pretendemos fazer, nesta comunicação, em que, partindo de um conceito de mediação como uma relação qualitativa entre professor e alunos, pois "educar é sempre uma forma de mediar - de mediar entre o conhecimento instituído e o saber experiencial, de mediar entre a escola e a sociedade, entre a sociedade e os alunos, entre a escola e os alunos, entre..." (Caetano, 2005:42), exploramos os contributos da psicanálise para a compreensão da relação pedagógica em contextos de aprendizagem. A psicanálise convida a olhar prestar atenção aos processos sociais e relacionais que têm lugar dentro da escola, e, que sendo imprevisíveis, não deixam de ser fundamentais, abrindo, assim, espaços para os sujeitos do aluno e do professor. Esta teoria encontra o seu lugar no campo das relações inter-subjectivas, que ocorrem na escola, e às quais a mediação oferece um espaço de reconhecimento.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10411
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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