Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10389

TitleO processo criativo na publicidade interativa
Author(s)Mano, Vinicius
Advisor(s)Zagalo, Nelson
Issue date9-Jul-2009
Abstract(s)A investigação realizada analisou o processo criativo na publicidade interativa. Desta forma, procuramos compreender o processo criativo através de seus modos específicos de trabalho voltado a sua forte presença na publicidade e na publicidade interativa. Esta última que se consolida como fruto de uma maior utilização das tecnologias pelas pessoas, mais especificamente a Internet. Assim sendo, acaba por refletir também no crescimento dos investimentos das grandes empresas que migram suas verbas para esta nova forma de publicidade: a interativa. Abre-se então um debate comparativo entre se fazer publicidade tradicional e se fazer publicidade interativa. Em contrapartida ao modelo tradicional, a publicidade interativa surge e tem como principal diferencial dar maior permissão aos consumidores/utilizadores para tornarem-se parte da mensagem publicitária. Assim, esta acaba por modificar o seu modelo focado na “comunicação da marca” para a “interação com a marca”. Levando em conta estas perspectivas atuais o projeto proposto, em síntese, investigará a criatividade e os processos criativos na publicidade interativa frente a estas novas possibilidades que englobam: o uso de novas tecnologias, uso dos meios digitais e a possibilidade de maiores níveis de interação. Com isso pretende-se compreender melhor a relação do processo criativo com a publicidade interativa buscando também a resposta dos próprios profissionais criativos, no sentido de entender “o que fazem” e “como fazem” no exercício deste novo desafio que é a interação.
The present investigation analyzed the creative process in the interactive advertising. In such a way, we look for to understand the creative process through its specific ways of work directed to the strong presence in the advertising and the interactive advertising. This last one that it is consolidated as fruit of a bigger use of the technologies for the people, more specifically the Internet. Thus being, it finishes for also reflecting in the growth of the investments of the large companies who destined mounts of money for this new form of advertising: the interactive one. Opens up then a comparative debated between making traditional advertising and making interactive advertising. On the other hand to the traditional model, the interactive advertising appears and has how main differential to give more permission to the consumers/users to become part of the advertising message. So, this finishes for modifying its model focused in the “communication of the brand” for the “interaction with the brand”. Taking in account these current perspectives the considered project, in synthesis, will investigate the creativity and creative processes in the interactive advertising front to these new possibilities that cover: the use of new technologies, use of the digital ways and the possibility of bigger levels of interaction. With this it is intended to understand better the relation of the creative process with the interactive advertising also searching the response of the own creative professionals, in the direction to understand “what they make” and “how they make” in the exercise of this new challenge that is the interaction.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10389
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID