Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10366

TitleA avaliação do (des)empenho docente: perspectivas da supervisão pedagógica
Author(s)Moreira, Maria Alfredo
KeywordsAvaliação do desempenho
Supervisão pedagógica
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationMOREIRA, Maria Alfredo - A avaliação do (des)empenho docente : perspectivas da supervisão pedagógica. In VIEIRA, Flávia [et al.], orgs. – “Pedagogia para a autonomia : reconstruir a esperança na educação : actas do Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia, 4, Braga, 2009” [CD-ROM]. Braga : CIED, 2009. p. 241-258.
Abstract(s)O texto centra-se na apreciação de alguns aspectos do novo modelo de avaliação do desempenho docente dos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. É produzido um olhar sobre os contributos que a supervisão pedagógica poderá dar na sua implementação, procurando contrariar algum desalento e desinvestimento no desenvolvimento profissional que o processo da sua implementação suscita e que algumas leituras poderão produzir. É defendida uma perspectiva desenvolvimentalista da supervisão pedagógica e uma abordagem formativa no processo de avaliação, entendidos como essenciais à transformação deste processo numa oportunidade de promoção e desenvolvimento profissional.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10366
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24.M.A.Moreira.pdfTexto de actas285,69 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID